Estudantes do IFRS Bento são destaque em mostra com projetos de meio ambiente e informação

A mostra promove a interlocução entre estudantes de Ensino Fundamental Séries Finais, Ensino Médio, Ensino Superior e Pós-Graduação, a partir da exposição de trabalhos desenvolvidos no ambiente educacional

Fotos: Divulgação IFRS Bento

Os trabalhos “IFRS-BG Si Vê: Promovendo Saberes”, apresentado pela estudante Bruna Tedesco (Técnico em Administração), com coautoria de Pedro Henrique Rossi (Técnico em Agropecuária), “Reaproveitamento da Casca de Bergamota (Citrus reticulata) na Produção de Bioplástico”, de autoria da estudante Gabriele Senter Carrer (Técnico em Agropecuária) e a pesquisa “Breve histórico ambiental: um estudo sobre o manejo de embalagens de agrotóxicos no município de Bento Gonçalves-RS”, de autoria de Laura Contini Valduga e coautoria de Alana Luiza Spinelli da Silva e Sofia Casanova Comparin, estudantes do curso Técnico em Meio Ambiente, foram destaques na 14ª Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa (MoExP), realizada no Campus Osório entre os dias 9 e 11 de setembro.

O “Projeto de Extensão IFRS- -BG Si Vê”, criado em 2018 pelo jornalista Áureo Vandré Cardoso e atualmente coordenado pelo Técnico em Assuntos Educacionais Daniel Clós Cesar, é vinculado ao Setor de Comunicação do campus. O projeto tem como objetivo produzir vídeos informativos para a comunidade acadêmica, utilizando as redes sociais. No trabalho apresentado na MoExP, o foco foi em como a informação na educação pode atuar como aliada no combate às notícias falsas.

A pesquisa “Reaproveitamento da Casca de Bergamota (Citrus reticulata) na Produção de Bioplástico” é coordenada pela professora de Química Débora Tomasini e investiga a produção de biopolímeros a partir de resíduos agroindustriais, com foco nas cascas de bergamota. Utilizando as cascas de bergamota e reagentes simples e de baixo custo, foram realizados experimentos que resultaram na obtenção de bioplásticos com diferentes características, de acordo com as metodologias estudadas. A utilização dos resíduos da casca de bergamota mostrou-se uma alternativa promissora para a elaboração de biopolímeros, uma vez que muitos bioplásticos se decompõem mais rapidamente no meio ambiente, minimizando o impacto da poluição. 

A pesquisa “Breve histórico ambiental: um estudo sobre o manejo de embalagens de agrotóxicos no município de Bento Gonçalves- -RS” é coordenada pela professora de Engenharia Ambiental Milene Priebe e Silva.

O Campus Bento Gonçalves esteve presente na 14ª MoExP com 13 trabalhos inscritos nas modalidades de Ensino, Pesquisa e Extensão, contando com a participação de pelo menos 20 estudantes de cursos técnicos e de graduação.

Sobre a MoExP

A Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa (MoExP) é uma atividade de cunho científico-tecnológico-cultural, a qual promove a interlocução entre estudantes de Ensino Fundamental Séries Finais, Ensino Médio, Ensino Superior e Pós-Graduação, a partir da exposição de trabalhos desenvolvidos no ambiente educacional. 

O objetivo geral do evento é contribuir para o compartilhamento do conhecimento produzido nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão, no âmbito das instituições públicas e privadas de Ensino Fundamental Anos Finais, Médio, Técnico, Superior e/ou Pós- -graduação, mediando interlocuções entre diferentes práticas das áreas do conhecimento.

Você pode gostar também