Estudantes garibaldenses realizam atividades pedagógicas em casa
Para manter o vínculo entre as escolas e famílias garibaldenses, a secretaria municipal de Educação (SMED) passou a disponibilizar atividades pedagógicas não-presenciais aos cerca de 3 mil alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.
A equipe de cada escola, de acordo com a sua realidade, organizou as atividades e encaminhou às famílias por meio de WhatsApp, Facebook, e-mail ou material impresso – entregue na escola conforme agendamento, evitando aglomerações.
As atividades foram planejadas de acordo com a faixa etária das crianças, envolvendo música, dança, reaproveitamento de materiais, preparo de receitas, revisão de conteúdos escolares, entre outros. O objetivo é oportunizar o desenvolvimento das crianças e a interação com a família.
“Foi ressaltada a importância de tornar este tipo de interação a mais prazerosa possível, priorizando o vínculo com a escola e o acompanhamento, auxílio e apoio da família frente a esta nova realidade educacional”, explica a secretária Simone Rosanelli Chies. As escolas receberão o retorno das atividades enviadas ao final de cada mês.
A SMED elaborou um manual de orientação às famílias, destacando os cuidados necessárias para evitar o contágio do Coronavírus, bem como esclarecendo sobre a importância de manter uma rotina diária para estudos. A cartilha está disponível em: http://www.garibaldi.rs.gov.br/secretarias-e-orgaos/educacao/cartilha-orientacaoes-a-familia-covid-19/.
“Podemos avaliar positivamente esta nova relação entre escola e educandos, visto que o empenho dos professores, a adesão das famílias e o comprometimento dos alunos é enaltecido diariamente através do retorno recebido”, analisa Simone.
A SMEd ainda elaborou uma pesquisa pelo Google Forms, a fim de diagnosticar qual a realidade dos alunos do município quanto ao acesso à tecnologia. O objetivo é que todos os pais ou alunos da rede municipal respondam ao questionário, enviado diretamente pelas escolas, por meio do WhatsApp ou Facebook.
A SMED encaminhará ao Conselho Municipal de Educação uma proposta para que as atividades não-presenciais sejam validadas no calendário escolar como horas/aula para o período letivo de 2020.
Fotos: Divulgação