Estudo encontra mais de 10 mil bactérias e fungos perigosos em carros

FONTE: PORTAL MINHA VIDA 
(www.minhavida.com.br) 

Uma pesquisa realizada pela Faculdade Devry Metrocamp, de Campinas, descobriu que os carros podem carregar mais de 10 mil bactérias em seu interior. Entre elas, foi encontrada a espécie Klebsiella pneumoniae, causadora da pneumonia. 

Para a realização do estudo a universidade analisou 76 partes internas de 26 veículos de passeio, sendo 26 volantes, 26 câmbios, oito bancos e cinco cadeirinhas de bebês. 

O estudo, realizado por Adriana Oliveira e Helton Silva, alunos do curso de Biomedicina, e super¬visionado pela professora doutora Rosana Siqueira, mostrou que os itens pos¬suem bactérias que variam de 100 a mais de 1.000 em todas as partes, com exceção de um deles que apresentou no câmbio mais de 10.000 bactérias. Todas as amostras estavam contaminadas. 

De acordo com Rosana, as bactérias encontram-se em restos de alimentos deixados nos veículos uma fonte de nutrientes para o crescimento. Quando fechado, o carro fica com a temperatura ideal, e micro-organismos, provenientes também de tosses ou espirros, encontram na umidade liberada pelo suor dos ocupantes, ou por água da chuva, o ambiente perfeito para crescerem. 

As bactérias Staphylococcus aureus estavam presentes em 69,7% das partes analisadas. Além de micro-organismos oportunistas e patogênicos que podem causar intoxicação alimentar, infecções de urina, pulmonares, como a pneumonia, de garganta, diarreia, febre, vômitos. Fora elas, foram identificados vários tipos de fungos como Aspergillus niger, Fusarium spp e Peniccilium spp, que podem ocasionar problemas de rinite, sinusite, micoses de pele, cabelos e unhas. 

De acordo com os pesquisadores, a presença destes micro-organismos está relacionada à falta de higienização dos veículos e dos usuários, principalmente das mãos. Grupo de riscos como crianças, idosos, mulheres grávidas, e com o sistema imunológico deficiente são alvos.
 

HIGIENIZAÇÃO 
As concessionárias costumam recomendar higienizações completas a cada seis meses em locais autorizados, mas  a limpeza do veículo pode ser feita de maneira frequente, prática e eficaz. Confira alguns cuidados: 

– Aspirar o carro 
– Limpá-lo internamente com um pano e produtos apropriados 
– Trocar o lixo 
– Esvaziar e limpar também o porta-luvas 
– Lavar os tapetes. 
– Atenção a outros pontos importantes: 
– As cadeiras que transportam crianças devem ser lavadas em locais especializados, pois, resquícios de água podem causar crescimento de fungos. 
– Estofado e carpetes, em períodos de chuva, devem receber lavagem e secagem apropriada, pois, se molhados, podem gerar mau cheiro e surgimento de fungos, podendo causar rinite e sinusite alérgica. 
– O filtro do ar-condicionado também merece atenção: se fora da validade, pode ser fonte de infecções.