Estudo mostra por que dor de cabeça aumenta no verão

Com a aproximação do verão e o aumento da temperatura, cada vez mais gente busca atividades ao ar livre. Mas quem sofre com dor de cabeça e enxaqueca já deve ter percebido que essa época é especialmente complicada por causa desses problemas.

Porém, um estudo do Departamento de Medicina, do Centro Médico Beth Israel Deaconess, nos Estados Unidos, analisou mais de 7 mil pacientes para entender por que isso acontece. Os pesquisadores descobriram que as queixas de dores de cabeça aumentam cerca de 7,5% a cada 5°C a mais na temperatura.

“Comparamos níveis de temperatura, pressão barométrica, umidade, partículas finas, carbono preto e dióxidos de nitrogênio e enxofre durante três períodos de 24 horas”, dizem os pesquisadores na publicação da pesquisa. Com isso, eles compreenderam que a iluminação mais intensa, as alterações bruscas de temperatura (sair de um ambiente com ar-condicionado e ir para o calor na rua) e a desidratação são gatilhos para as crises de dores de cabeça durante o verão.

Por isso, o melhor para evitar esse desconforto é apostar forte na hidratação, ingerindo muitos líquidos e se alimentando bem, usando óculos escuros em ambientes externos, além de evitar fazer atividades desgastantes nos períodos em que a radiação solar esteja mais forte.