Estudo mostra viabilidade do trem regional

Uma audiência pública realizada nesta semana em Caxias do Sul apresentou a viabilidade de implantação do trem regional de passageiros interligando as cidades da microrregião (Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha e Garibaldi). O estudo, contratado pelo Ministério dos Transportes, prevê 59 quilômetros de malha ferroviária, trajeto que seria destinado ao transporte de uma média de 9,5 mil pessoas por dia. Na estimativa de passageiros não foram considerados o fretamento de trabalhadores e de estudantes, que atualmente conta com 389 veículos e 30 mil lugares disponíveis por dia.

O prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, esteve presente no encontro e comemorou a iniciativa. “Esse grandioso projeto vem sendo debatido há mais de 15 anos. Hoje saímos com a sensação de objetividade, que era o que cobrávamos nos meses anteriores desde que assumimos o nosso mandato. A sociedade da Serra Gaúcha não aguenta mais discutir algo que não sai do papel”, desabafou. Para ele, o estudo comprovou a viabilidade da iniciativa, que trará benefícios tanto para os moradores da região quanto para o turismo. “É extremamente viável. Ligará Caxias do Sul a Bento Gonçalves, mas passando por estações em Farroupilha e fazendo ligações com ramais que vêm de Carlos Barbosa e Garibaldi”, detalhou.

Uma das reivindicações de lideranças da região era que o trem não interferisse no passeio de Maria Fumaça, uma das principais atrações turísticas locais. “Os trilhos e a própria Maria Fumaça serão preservados”, garantiu o prefeito, ressaltando que o trem de passageiros poderá trazer ainda mais visitantes à cidade por ser uma rota rápida e segura a partir do aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias.

O Plano de Revitalização das Ferrovias, lançado pelo governo federal em 2003, levantou 64 trechos para o resgate do transporte ferroviário de passageiros. Destes, 14 foram selecionados como prioritários, entre os quais Caxias do Sul-Bento Gonçalves “Queremos que a agilidade seja um ponto primordial e nos anima muito a condição de a presidente da república encarar o trem regional como prioridade já que o sistema de contratação é semelhante ao adotado em obras da Copa do Mundo”, analisou Pasin, detalhando que nessa modalidade a mesma empresa realiza o projeto técnico e a obra, o que torna o processo menos burocrático e mais ágil.

CIC favorável

O Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG) esteve representado por seu 2º vice-presidente, Paulo Geremia, durante a audiência pública realizada em Caxias do Sul e defendeu a posição da entidade sobre o projeto. “O CIC é enfático: somos a favor da instalação do Trem Regional. Porém, ressaltamos alguns itens importantes que devem ser observados para que não ocorram agravantes: não ser conflitante com os interesses turísticos da Maria Fumaça, preservar as estações do vagão, nosso patrimônio histórico, e haver um estudo rígido acerca das questões ambientais relacionadas aos mananciais. Respeitando esses detalhes, o CIC/BG se manifesta a favor do trem regional”, explica Geremia.

Reportagem: Greice Scotton


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também