Estudo revela que bagunça em casa provoca mais brigas do que falta de dinheiro
Portal Minha Vida
Uma pesquisa realizada pelo Instituto do Casal descobriu qual é o fator capaz de gerar mais desentendimento entre os casais: a organização da casa. De acordo com o estudo, 51% dos casais brasileiros brigam por este motivo. A pesquisa contou com a participação de 708 pessoas casadas ou em relacionamentos estáveis e descobriu que as questões relacionadas à organização do lar se destacam mais do que dinheiro e sexo.
Para as psicóloga e terapeuta de casal e família Marina Simas de Lima, a bagunça pode criar uma barreira entre o casal e se tornar em algo maior. "Em muitos casos, uma casa bagunçada pode simbolizar para um dos parceiros que o outro não se importa com o relacionamento. Com isso, a tendência é criar um ciclo vicioso de reclamação e de críticas. Um faz a bagunça e o outro reclama e está formada a confusão", diz Marina.
A também psicóloga e terapeuta de casal e família Denise Miranda de Figueiredo explica que a bagunça pode aumentar os níveis de estresse e afetar a capacidade de se mover ou até mesmo de pensar claramente. Segundo ela, a casa não é apenas um lugar para dormir, tomar banho e fazer refeições. É uma construção repleta de significados, experiências e situações que são moldadas pelo casal. Assim, quando esse ambiente está bagunçado ou desorganizado, pode interferir nessas experiências, na satisfação com a vida a dois e no bem-estar de maneira geral.
Para Marina, é preciso avaliar se a dificuldade de manter a casa e os objetos pessoais organizados está ligada à depressão e à ansiedade, por exemplo.
"Um ambiente muito caótico pode aumentar os níveis de estresse, pois a bagunça cria uma grande quantidade de informações no cérebro, nos recordando continuamente da nossa dificuldade de organização. Porém, pode ser fruto de algum problema emocional e isso é muito relevante para a solução deste conflito".