Estudo sobre trem regional é recebido com otimismo

Cerca de 300 pessoas assistiram à apresentação do estudo de viabilidade do trem regional apresentado na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, nesta segunda-feira, dia 6. Lideranças, como os prefeitos de Bento, Caxias, Garibaldi, Carlos Barbosa, Farroupilha e Santa Tereza, entre outros, e representantes da comunidade se mostraram favoráveis aos pontos destacados. O estudo, contratado pelo Ministério dos Transportes, prevê a ligação dos municípios de Caxias e Bento, passando também por Farroupilha.

“Houve praticamente 100% de adesão e quase nenhuma contestação”, avaliou o coordenador do Programade Trens Regionais de Passageiros do Ministério dos Transportes, o engenheiro Euler Costa Sampaio (foto). Na audiência, foi divulgada a não utilização do trecho já existente entre os municípios, pois o excesso de curvas não permitiria velocidade superior a 40km/h. 

A alternativa é a construir uma nova linha entre Caxias, Farroupilha e Bento, com 33 quilômetros totalmente novos, 12 quilômetros aproveitados da linha atual e estação de integração de acesso a Garibaldi e Carlos Barbosa.

A demanda estimada é de 9.465 passageiros/dia, chegando a 3,4 milhões de passageiros no primeiro ano. Nestes números não foram considerados o transporte de fretamento de trabalhadores e estudantes, que atualmente conta com 389 veículos e 30 mil lugares disponíveis/dia.

Segundo Sampaio, as próximas etapas incluem elaboração do estudo de mercado, estudo de demanda, análise da rede e modelo operacional, projetos finais/executivos de engenharia, estudos socioambientais, avaliação econômica, avaliação empresarial e financeira, modelagem jurídico/legal e estruturação de política específica para enquadramento nos programas formais de investimento do governo federal. O engenheiro estima que, “numa condição ótima”, os próximos estudos possam estar concluídos em 12 meses e as etapas seguintes em até três anos.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.