Evento celebra Dia da Síndrome de Down

A Associação Integrada do Desenvolvimento do Down (AIDD) de Bento Gonçalves promove neste sábado, dia 23, um evento alusivo à passagem do “Dia Mundial da Síndrome de Down”, ocorrido no dia 21. Serão realizadas atividades de conscientização sobre a inclusão de pessoas com a síndrome na sociedade, além de apresentações musicais, brincadeiras e distribuição de material informativo. O evento terá como lema “A aceitação começa em casa” e acontecerá na Via Del Vino, no Centro, entre 9h e 11h.

A data foi criada com o objetivo de difundir as informações sobre a síndrome e, com isso, promover a inclusão social e possibilitar que os portadores levem uma vida normal. “Ainda existem muitos mitos sobre a síndrome de Down. Elas são pessoas diferentes, mas com total capacidade de serem incluídas na sociedade. O objetivo da AIDD é justamente mostrar isso”, relata a presidente Priscila Hentz. 

Em Bento Gonçalves, além da AIDD a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) também atende crianças portadoras da síndrome. Dos 90 alunos matriculados atualmente, 26 têm síndrome de Down. “A Associação possui diversos programas pedagógicos específicos para os alunos com a síndrome, entre eles a escolarização, cuidados de higiene, socialização e participam também das demais atividades da escola”, detalha a diretora, Bernadete Carraro Bertuol. “Eles comparecem todos os dias na entidade e permanecem durante quatro horas. Oferecemos ainda cursos profissionalizantes, para que possam criar autonomia e independência. Alguns alunos foram encaminhados ao mercado de trabalho e entre todos os que foram inseridos nenhum voltou. Isso comprova a competência dos alunos”, enfatiza. A Apae não terá programação específica alusiva à data.

Você pode ajudar

A AIDD foi criada em 2007 e tem como propósito incluir as pessoas com Down, seus pais, familiares e amigos na sociedade. Na entidade são oferecidos, de forma gratuita, atendimentos psicológicos, de fonoaudiologia, pedagogia e de terapia ocupacional, além de oficinas de dança, pintura e de atividade física direcionada. Para manter o espaço, que fica na rua Marechal Floriano, 200, sala 210 (edifício Plaza Center), a AIDD necessita de doações da comunidade. A Apae de Bento Gonçalves também atende crianças com a síndrome.

Para saber como ajudar essas entidades, entre em contato pelos telefones 3055 2909 (AIDD) ou 3055 2450 (Apae).

Reportagem: Katiane Cardoso


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.