Evento inédito de investigação de incêndios

Buscando qualificar o trabalho dos integrantes do Corpo de Bombeiros e capacitá-los para a coleta de dados estatísticos sobre incêndios, será realizada no mês de agosto, em Bento Gonçalves, uma jornada de investigação de sinistros. O curso é inédito no Rio Grande do Sul e terá como instrutores bombeiros do Departamento de Perícia de Incêndio do Uruguai, profissionais da Escola de Bombeiros de Porto Alegre e o comandante do Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves, capitão Sandro Carlos Gonçalves da Silva. Serão oferecidas 30 vagas para bombeiros de todo o Estado.

Apontamentos sobre as causas que possivelmente possam ter causado os sinistros, hoje, são baseados na experiência dos bombeiros que atendem a ocorrência. O laudo técnico esclarecendo as causas reais é feito pelo Instituto Geral de Perícias (IGP) e muitas vezes não chega ao conhecimento do Corpo de Bombeiros, além de demorar alguns meses para ser finalizado. “Muitas vezes não recebemos o laudo sobre a causa do incêndio. Por ser uma investigação criminal, o resultado é encaminhado diretamente para a Polícia Civil. Realizamos de forma empírica, a apuração das causas prováveis, não de forma científica”, explica o capitão Sandro.

Com a jornada, os profissionais terão embasamento para averiguar as possíveis causas. “A finalidade é aliar a teoria à técnica, e assim coletar dados reais que possam auxiliar nos trabalhos de prevenção, analisar o serviço operacional realizado pelos bombeiros e ainda verificar se o sistema de prevenção, naquele local onde ocorreu o sinistro, funcionou ou não. Isso oportuniza uma melhor ação do Corpo de Bombeiros para prevenir de forma mais específica as causas mais comuns de incêndios”, enfatiza.

A jornada está sendo idealizada pelo comandante de Bento Gonçalves por acreditar que esse tipo de qualificação é benéfica para todos. “Realizei o curso de perícia de oficiais, no ano de 1997, mas poucos bombeiros que hoje atuam têm esse tipo de qualificação. É importante que a investigação faça parte da rotina dos profissionais”, destaca. Outro ponto levantado pelo capitão é que a corporação de Bento vem sendo reconhecida nos últimos anos como uma das melhores do Estado e somente com cursos de qualificação continuará prestando serviços com excelência.

O projeto da jornada foi entregue à Escola de Bombeiros (ESBO) e posteriormente será encaminhado ao comando Geral da Brigada Militar, para aprovação final. O curso terá duração de uma semana, com um total de 40 horas/aula.


Semana de qualificação

Durante toda a semana, bombeiros de nove cidades do Estado participam de curso de instrução, em Bento Gonçalves. A qualificação, que encerra nesta sexta-feira, dia 15, ocorrera somente em Caxias do Sul até então. Participaram dos treinamentos bombeiros de Bento Gonçalves, Canela, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Gramado, São Marcos, Vacaria e Veranopólis. Aliando a técnica com a prática, os profissionais receberam instruções de resgate veicular, prevenção de incêndio, combate ao fogo, salvamento em altura e direitos humanos.


Comando regional

Conforme divulgado pelo SERRANOSSA, no ano passado foi cogitada a possibilidade de Bento Gonçalves ser sede do 13º Comando Regional de Bombeiros. Entre os argumentos estão a boa estrutura dos quartéis locais e o poder socioeconômico do município. Entretanto, ainda não há nada oficial. “Ainda não temos uma definição sobre a questão. No futuro seria muito interessante, mas por enquanto é somente uma ideia que precisa ser amadurecida”, enfatizou o comandante do 5º CRB, major Ricardo França, em recente visita a cidade.

Atualmente a corporação de Bento integra o 5º Comando Regional dos Bombeiros (5º CRB), com sede em Caxias do Sul. O quartel é responsável pelos Bombeiros de Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Garibaldi, Monte Belo do Sul e Santa Tereza.


Reportagem: Katiane Cardoso

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também