Exame de direção não tem mais teste de baliza no RS
Mudanças na legislação permitem que a primeira habilitação custe até três vezes menos e sem o teste da baliza no exame de direção

Desde quarta-feira (4 de fevereiro), o Rio Grande do Sul deixou de exigir o teste de baliza na prova prática de direção. O DetranRS adotou a medida para alinhar o estado ao Manual Brasileiro de Exames de Direção do Senatran e à Resolução nº 1.020/2025 do Contran. Além disso, a primeira habilitação para carro e moto pode custar até três vezes menos com a flexibilização das aulas e a gratuidade do curso teórico.
Novas regras
As regras divulgadas no fim de 2025 tornaram o curso teórico gratuito. O governo agora disponibiliza todo o conteúdo em formato digital; ainda assim, o candidato pode frequentar aulas presenciais em autoescolas, se preferir.
Antes, o processo exigia 20 horas de aulas práticas. Agora, o candidato precisa cumprir apenas duas horas mínimas, podendo realizá-las em um Centro de Formação de Condutores (CFC) ou com instrutores autônomos credenciados.
Valores
O SERRANOSSA consultou uma autoescola de Bento Gonçalves, que informou os seguintes valores médios para a primeira habilitação dentro do novo modelo:
- Moto (A): R$ 729,97
- Carro (B): R$ 730,25
Os valores incluem exames de aptidão física e mental, avaliação psicológica, prova teórica, duas horas de aulas práticas, aluguel do veículo para o exame, a prova prática e a taxa de expedição do documento.
A CNH: Passo a passo
Confira as etapas para obtenção da primeira habilitação:
- Inicie o processo pelo aplicativo CNH do Brasil ou diretamente em um CFC do RS;
- Realize a coleta biométrica no CFC e solicite a guia para pagamento das taxas (GAD-E);
- Efetue o pagamento em um dos bancos conveniados;
- Faça o exame de aptidão física e mental e a avaliação psicológica;
- Realize o curso teórico gratuito no aplicativo, no site ou em um CFC;
- Faça o exame teórico-técnico do DetranRS por meio do CFC;
- Cumpra pelo menos duas horas de aulas práticas de direção;
- Realize o exame prático de direção;
- Após a aprovação, a CNH digital ficará disponível no aplicativo, e o documento impresso será enviado ao CFC para retirada.
O candidato deve ter, no mínimo, 18 anos e saber ler e escrever. Vale lembrar que as etapas não precisam ocorrer necessariamente nessa ordem — é possível, por exemplo, iniciar o curso teórico antes da coleta biométrica.
Documentos necessários
Apresente no CFC de sua preferência:
- Documento de identificação com cópia;
- CPF (caso o número não conste no documento de identidade);
- Comprovante de residência do último mês e cópia (conta de água, luz, gás, telefone, internet, TV por assinatura, condomínio ou contrato de locação) ou declaração assinada no CFC.
Novidade: Veículos automáticos
Agora, o exame prático também pode ser realizado em veículos com câmbio automático. A nova regulamentação prevê, inclusive, que o candidato utilize um carro próprio, desde que este seja conduzido ao local da prova por uma pessoa habilitada.
No entanto, o DetranRS ainda deve detalhar como será a aplicação prática dessa medida. Conforme apurado pela reportagem, um CFC local confirmou que aguarda orientações oficiais do órgão para começar a oferecer essa opção aos alunos.