Exemplo de mau uso do dinheiro público

Paredes derrubadas pelo vento, rampa de coleta de lixo quebrada, maquinário nunca usado, parado pela ação do tempo. Essa é a situação da Estação de Transbordo, que foi inaugurada em junho de 2012 no bairro Pomarosa. Na manhã da última quinta-feira, dia 21, o prefeito Guilherme Pasin reuniu a imprensa para relatar a situação. “Estamos tentando não polemizar, não procurar culpados, mas essa é a situação do lixo de Bento Gonçalves. O maior problema é o transbordo. Não estamos mais conseguindo fazer uso dele, apesar de ter sido inaugurado há menos de um ano”, afirmou Pasin.

Apenas uma parte da parede, que apresenta rachaduras, está resistindo à ação do tempo, enquanto as outras já desmoronaram. Conforme o prefeito, a obra ainda está na garantia – de cinco anos –, o que fez com que a prefeitura notificasse a construtora sobre o problema na tentativa de resolver amigavelmente a situação. Entretanto, se a obra não for refeita, o Executivo deve entrar com o pedido judicialmente.

“Não queremos refazer a construção, pois ela já foi paga. Está nessa situação porque faltou fiscalização durante a obra, além de um trabalho malfeito. Isso é um exemplo do mau uso e desperdício do dinheiro público”, relatou Pasin. No pátio da Estação também há duas trituradoras, uma de galhos e outra de garrafas PET, adquiridas em 2011, que nunca foram usadas e não funcionam mais porque se deterioraram com o passar do tempo. Será aberto um processo administrativo para apontar os responsáveis pela compra dos equipamentos.

Antigo transbordo

Outro problema que vem sendo enfrentado pelo município é em relação ao antigo transbordo, que fica distante 700 metros da estação atual. Quando o novo foi inaugurado, ele deveria ter sido desativado, mas antes era preciso desenvolver um projeto e realizar o trabalho de recuperação ambiental, o que não foi feito. O município foi notificado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) sobre a situação em diversas oportunidades, uma delas na primeira semana da nova administração, quando Pasin pediu um prazo maior para adequação. O proprietário do terreno ainda está recebendo o aluguel da área.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.