Exercícios para novas mamães
Voltar à forma física rapidamente depois da gestação, como as atrizes das novelas, é o sonho de toda mãe. Mas, como na vida real não existem milagres, tampouco fórmulas mágicas, resta recorrer a medidas tradicionais como alimentação balanceada e exercícios físicos antes, durante e depois da gestação, que se cumpridas a risca, podem trazer bons resultados.
A professora de educação física Mara Quissini, de Caxias do Sul, diz que o ideal é fazer o planejamento do aumento de peso na gestação, antes de engravidar. O plano deve incluir exercícios, acompanhados de uma alimentação balanceada de acordo com a necessidade de cada mulher.
Na elaboração do treino para as novas mamães a profissional considera o ritmo de vida que ela tem antes e durante a gravidez e o volume de gordura que acumulou. Normalmente, são indicadas atividades aeróbicas, localizadas e musculação, no mínimo três vezes por semana, além de alongamentos, drenagem linfática e massagens. Os exercícios devem ter duração entre uma hora e uma hora e meia. Após o parto, é necessária uma avaliação médica, principalmente em casos de gestantes que engordaram muito, para saber o que motivou o ganho de peso, descartando doenças ou as encaminhando para o tratamento.
Quando a pessoa já é atleta e recebe acompanhamento com exercícios personalizados, fica mais fácil manter a forma física desejada. É o caso da cantora Cláudia Leite, que exibiu uma barriga sequinha apenas 25 dias depois de dar à luz ao primeiro filho.
Quando voltar a malhar?
Segundo a médica ginecologista, Kátia Vardanega, a mulher só pode praticar a caminhada esportiva um mês após o parto. Abdominais e ginástica para perder peso são liberados somente quando o bebê já tiver três meses de vida.
Duas a três semanas: nas primeiras semanas os especialistas não recomendam atividades físicas, apenas pequenas caminhadas lentas, tipo passeio;
Um a dois meses: nesse período podem ser iniciadas atividades leves, como caminhada, alongamento, hidroginástica e exercícios para fortalecimento do abdômen;
Dois a três meses: as atividades moderadas estão liberadas. Já é permitido pedalar sem carga na ergométrica, fazer sessões de ioga, natação e musculação com carga leve e séries com poucas repetições, sempre com acompanhamento profissional e liberação médica.
Três meses: nesse período a mulher já está recuperada. Quem optou pela cesariana já está com a cicatrização dos pontos finalizada. Já é possível intensificar os abdominais, frequentar aulas de pilates, power ioga, jump, ginástica localizada e até fazer musculação com carga.
Reportagem: Alexandra Duarte
Siga o SerraNossa!
Twitter: http://www.twitter.com/serranossa
Facebook: Grupo SerraNossa