Existe solução para o trânsito de Bento?

O trânsito é umas das principais fontes de estresse nos centros urbanos. Embora Bento Gonçalves esteja longe de ser uma metrópole – tanto pela população quanto pelo tamanho territorial – nos horários de pico há a sensação de se estar vivendo em uma cidade muito maior do que realmente é.  As ruas não foram planejadas para a quantidade de carros que hoje está em circulação e o número aumenta a cada dia devido às facilidades de obter financiamentos para a compra de veículos. Mas será que o trânsito tem solução ou tende a ficar cada vez pior? 

Na visão do secretário municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Heber Moacir dos Santos, o trânsito como um todo no município não chega a ser caótico. “São apenas alguns pontos que, em determinados horários, apresentam um fluxo bastante intenso de veículos”, observa. É o caso das ruas Saldanha Marinho, Júlio de Castilhos, Barão do Rio Branco, Treze de Maio, e todo o trecho que compreende a ligação norte-sul da cidade que começa como Nelson Carraro, no bairro Santo Antão, e segue até a avenida São Roque. “Nas demais, o trânsito é tranquilo”, complementa.

Como não é possível replanejar toda a cidade da noite para o dia, pequenas mudanças devem ser adotadas. “Não existe uma única solução para o trânsito. Há necessidade de várias ações de forma planejada e segura”, destaca.  Entretanto, o futuro do trânsito não depende apenas de atitudes dos governantes. Muitas melhorias podem ser obtidas com uma simples mudança de comportamento, como deixar o carro na garagem e fazer pequenos percursos a pé. Outra questão é a adoção de rotas alternativas, que desviam das ruas e avenidas principais.

Com auxílio do secretário, o SERRANOSSA analisou estratégias para melhorar o trânsito comumente adotadas em outras cidades ao redor do mundo. A análise levou em conta pontos positivos e negativos de cada medida.

Medidas possíveis de serem adotadas em Bento:

Desmaterializaçãodo transporte
O que é: Fenômeno que substitui o uso de locomoção e inclui, por exemplo, compras e transações bancárias pela internet;
Pontos positivos: Elimina uso de veículos, reduz a poluição e agiliza ações, sobrando tempo para outras atividades;
Pontos negativos: Reduz relações interpessoais.

Descompactação de horários
O que é: Flexibilização do atendimento de lojas, indústrias, serviços públicos e serviços em geral, de modo que atendessem em horários alternativos;
Pontos positivos: Reduz volume de veículos nos horários de pico;
Pontos negativos: Adequação dos usuários aos novos horários.

Implantação de sinalização inteligente
O que é: Sincronização de semáforos para que o motorista encontre as sinaleiras abertas em sequência, a chamada “onda verde”. A implantação já está em estudo em Bento. Além disso, em breve serão instalados pardais, controladores de velocidade e caetanos (que flagram motoristas que ultrapassam o sinal vermelho);
Pontos positivos: Melhora o fluxo de veículos e pedestres e reduz acidentes;
Pontos negativos: Custo alto e dificuldades pontuais, necessitando da intervenção de agentes de trânsito.

Compartilhar uso do veículo
O que é: Medida de incentivo à carona;
Pontos positivos: Economiza combustível e, consequentemente, diminui o número de carros nas vias, provocando melhor no fluxo de veículos;
Pontos negativos: Depende de fatores culturais.

Restrição de circulação
O que é: Restrição da circulação de veículos pesados no centro, como caminhões. Em Bento Gonçalves, recentemente foram alterados horários de coleta de lixo e em alguns pontos já há restrição de horário para carga e descarga de mercadorias no comércio;
Pontos positivos: Protege o pavimento e dá mais fluidez ao trânsito;
Pontos negativos: Gera reclamação de transportadoras e pode afetar o comércio.

Remoção de obstáculos
O que é: Retirada de todo tipo de obstáculo em vias públicas que prejudicam a circulação como bancas de jornais e revistas, traillers, ambulantes, realocação de tapumes e recuos de edificações;
Pontos positivos: Reduz acidentes e organiza o espaço público;
Pontos negativos: Em alguns casos requer alteração de legislação.

Infraestrutura viária
O que é: Criação de novas vias e ampliação das pistas. Obras grandes de infraestrutura seriam possíveis no município com o financiamento do Programa Pró-transporte, do governo federal, totalizando R$ 113 milhões, sendo R$ 107 milhões de empréstimo e o restante de contrapartida da prefeitura. Ainda não houve liberação do montante;
Pontos positivos: Reduz índices de acidentes;
Pontos negativos: Alto custo com desapropriações e implantação.

Expansão do centro
O que é: Processo de expansão da área central com incentivo a rotas alternativas;
Pontos positivos: Amplia a área de concentração de atividades diversas;
Pontos negativos: Requer alterações no Plano Diretor.

Estacionamentos verticais
O que é: Retirada de estacionamentos das ruas e priorização de construção de edifícios-garagem. Ainda não há muitos projetos desta iniciativa no município, mas recentemente o Hospital Tacchini anunciou a intenção de construir um estacionamento vertical ao lado do prédio onde funciona o serviço de radioterapia. É importante deixar um espaço para circulação de veículos no interior da edificação;
Pontos positivos: Deixa as vias livres para dar maior fluidez ao trânsito;
Pontos negativos: Gera protestos de motoristas com a retirada de estacionamentos. Requer alterações no Plano Diretor e é preciso ter cuidado com os locais onde os edifícios serão construídos para não causar engarrafamento de veículos na entrada do local e prejudicar o trânsito. 

Medidas possíveis de serem adotadas parcialmente:

Trabalho noturno
O que é: Execução de determinadas obras em vias públicas durante o horário da noite. Em Bento Gonçalves já acontece parcialmente, uma vez que boa parte da manutenção da sinalização horizontal (pintura de ruas) é feita neste período. No caso de obras, torna-se mais complicado devido ao barulho e aos transtornos causados;
Pontos positivos: Acelera trabalhos e aumenta segurança, evitando acidentes;
Pontos negativos: Provoca ruídos em horários de descanso e aumenta o custo da mão de obra.

Corredor exclusivo para ônibus
O que é: Criação de faixas exclusivas destinadas a veículos que fazem o transporte coletivo de passageiros. A implantação em Bento Gonçalves está em fase de estudo;
Pontos positivos: Aumenta a rapidez do coletivo e dá maior comodidade aos passageiros;
Pontos negativos: gera protestos de taxistas e particulares , alto custo para implantação e depende de vias mais amplas, que permitam faixa para ônibus.

Integração de modais rodoviários
O que é: Criação de áreas de estacionamento para veículos integradas a outros modais (próximo a terminais de ônibus e metrô, por exemplo). Caso o trem regional saia do papel, o sistema poderá ser implantado;
Pontos positivos: Redução da poluição do centro;
Pontos negativos: Depende da disponibilidade de áreas, custo elevado e geralmente aplicável apenas em grandes conglomerados urbanos.

Ciclovias
O que é: Incentivar o uso de bicicletas. Já está em estudo a possibilidade de adoção e ciclovias em Bento Gonçalves. Em razão da topografia, a possibilidade mais viável seria utilizar a área no entorno da linha férrea;
Pontos positivos: Melhora a saúde da população e reduz o número de veículos em circulação;
Pontos negativos: Nem sempre há espaços para ciclovias devido a relevos. Além disso, é preciso implantar bicicletários e banheiros públicos e criar um sistema de locação de bicicletas. Também requer ampla campanha educativa e mudança cultural.

Medidas impossíveis de serem adotadas em Bento:

Pedágio urbano
O que é: Cobrança de tarifas para acesso ao centro da cidade. Inviável em cidades em que não há apenas um único acesso ao centro;
Pontos positivos: Recursos arrecadados são investidos na melhoria do transporte coletivo;
Pontos negativos: Gera protestos pela cobrança e é preciso ter um perfil urbano adequado para não saturar outras vias.

Rodízio de placas
O que é: Restrição da circulação de veículos conforme o número final da placa: final par em determinados dias da semana e final ímpar em outros. A medida é considerada radical demais para uma cidade nas proporções de Bento Gonçalves. Apesar disso, é uma das ações que mais dá resultado em metrópoles. Em cidades nas quais o sistema foi implantado, como é o caso de São Paulo, houve cerca de 25% de melhoria no trânsito;
Pontos positivos: Melhora o fluxo de veículos;
Pontos negativos: Fácil de evadir, dificuldades de controle e necessidade de abrir múltiplas exceções.

Novos modais
O que é: Investimento em transportes alternativos ao automóvel, como Veículos Leves Sobre Trilhos (VLT) e metrô. Embora seja um importante aliado ao trânsito, estrutura é incompatível com a realidade e com a topografia de Bento Gonçalves;
Pontos positivos: Melhor utilização do espaço pelo transporte de mais passageiros e integração de modais;
Pontos negativos: Alto custo de investimento e aplicável apenas em grandes conglomerados urbanos.

Medidas drásticas adotadas pelo mundo

*Em Londres, é cobrado o equivalente a R$ 35 por dia dos motoristas que utilizam as ruas do centro no horário entre 7h e 18h. Houve redução de 30% na circulação dos veículos na região;

*Em Cingapura, o pedágio urbano fez o uso de ônibus crescer 15% e o engarrafamento reduzir em 40%. Também foi implantado um limite de carros por família. Cada licença custa R$ 21 mil. Hoje, menos de 30% das famílias possuem carro.

*Em Munique, na Alemanha, novos prédios só podem ser construídos sem garagem;

*Na Coreia do Sul, desde 1996, a capital Seul cobra o equivalente a R$ 4,80 de carros que passam por duas de suas avenidas com menos de dois passageiros. Resultado: a quantidade de veículos caiu 34% e a velocidade do fluxo aumentou em 10 Km/h.

Conferência debaterá mobilidade

Os rumos do trânsito de Bento Gonçalves, problemas e possíveis soluções serão um dos eixos debatidos durante a realização da 1ª Conferência Municipal de Planejamento Territorial. O encontro será realizado nos dias 23, 24 e 25 de maio. Embora o Plano Diretor de 2006 preveja que a conferência deva acontecer anualmente, a primeira edição acontece com cinco anos de atraso. No início do ano, quando houve mudançãs no comando do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Bento Gonçalves (Ipurb) e foi iniciada auditoria no órgão, havia ocorrido a confirmação da realização do evento. Entretanto, a previsão inicial era que o encontro seria realizado no final de março ou início de abril.


Reportagem: Carina Furlanetto

 

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