Expectativa de boas vendas e experiências especiais para o Dia dos Namorados

Datas especiais geram grandes expectativas na atividade econômica de qualquer município. Em Bento não é diferente. Pesquisa da Fecomércio-RS aponta que 54,5% dos casais pretendem comprar presentes neste Dia dos Namorados. Pensando nisso, o comércio local prepara ações especiais e até promoções para atrair a clientela.

É o caso de uma óptica que, para a data, caprichou na vitrine e ainda lançou sorteio nas redes sociais para estimular as vendas. “A gente está bastante animado, inclusive já recebemos pedidos de alianças de compromisso personalizadas para o tão esperado dia. Outra aposta são os relógios e óculos de sol, que geram uma boa procura para a data”, comenta a proprietária do estabelecimento, Daiane Silva. 

Outro nicho bastante procurado na data são as lojas de artigos íntimos. A proprietária de uma loja de lingeries e de produtos de sex shop, Meriene Stankievicz Balssanello, aposta no aumento de 10% nas vendas para a data. “As lingeries e a linha de sex shop são muito procurados para o Dia dos Namorados e, com a chegada do frio, nossa expectativa também é vender muitos pijamas quentinhos”, comenta a empresária.

Quem também está com boas expectativas são os restaurantes da cidade. Muitos estabelecimentos prepararam cardápio e decoração temática para os casais celebrarem a data. De acordo com a diretora-executiva do Sindicato Empresarial de Hotelaria e Gastronomia (Segh-BG), Márcia Ferronatto, haverá um aumento de fluxo de cliente, especialmente porque o Dia dos Namorados neste ano é comemorado no sábado. Márcia orienta que os casais lembrem de fazer reservas, por conta da redução da capacidade de atendimento, em respeito aos protocolos de segurança contra a Covid-19. “O empenho do setor é poder equalizar as regras com o bem-receber e contar com a compreensão dos clientes. Estamos ainda em pandemia e os empresários seguem mantendo protocolos, buscando equilíbrio no emocional e econômico, apostando na retomada gradual graças à vacinação e cuidados”, comenta.

De acordo com a pesquisa da Fecomércio, o gasto médio, por pessoa, em 2021, deverá ser de R$ 162,27, sendo que para os homens a estimativa é de um gasto médio de R$ 186,80, enquanto as mulheres o gasto deve ser de R$ 133,81. A pesquisa destaca como os principais locais de compra as lojas do centro das cidades (48,8%), seguidas pelos shopping centers (24,2%) e internet (17,1%). Os três fatores mais citados como determinantes do local de compra são os preços (39,7%), a existência de promoções (20,3%) e o atendimento (16,4%). “A pandemia mudou o hábito de consumo, levando as pessoas cada vez mais para o digital. Mesmo sabendo que as compras em lojas físicas ainda são maioria, é importante que os lojistas atentem para o digital, usando as redes sociais para potencializar suas vendas”, destaca o presidente do Sindilojas Regional Bento, Daniel Amadio, que reforça o pedido aos lojistas para atenderem aos protocolos de segurança e seguirem com a vacinação.