ExpoBento: que venha a edição de 2015
Se o Brasil levará o hexa na Copa do Mundo, ainda não se sabe. O que se tem certeza é que a edição da ExpoBento, que teve como temática o maior campeonato de futebol do mundo, bateu um bolão e saiu com o título, pelas conquistas dos expositores, visitantes e toda a diretoria. A feira, promovida pelo Centro de Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), encerrou no último domingo, dia 15, contabilizando mais de 190 mil visitantes. A próxima edição já tem data marcada: será realizada entre os dias 4 e 14 de junho de 2015, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.
Em entrevista ao SERRANOSSA, o presidente da 24ª edição, Rafael De Toni, faz uma avaliação do evento, o que agradou e o que precisa ser melhorado, e o desafio de ter estado à frente da maior feira multissetorial do Brasil.
SERRANOSSA – Qual a avaliação geral que pode ser feita desta 24ª edição da ExpoBento?
Rafael De Toni – A ExpoBento, mais uma vez, conseguiu surpreender seu público: expositores e visitantes. Nos 11 dias, a feira mostrou porque é considerada a maior feira multissetorial do Brasil e a maior vitrine da Serra Gaúcha. Consolidada, superou até mesmo o clima, que neste ano foi marcado por muita chuva. Mesmo assim, os corredores da feira foram muito disputados durante todo o período. O mix de produtos, além de qualidade e variedade, também ofereceu bons preços. A ideia foi continuar fazendo uma feira para toda a família, com opções para todos os gostos e idades. E foi isso que fizemos. Conseguimos mesclar e oferecer atrações em diversos locais de forma simultânea, valorizando artistas locais e trazendo aos palcos da ExpoBento grandes nomes nacionais. A feira encerrou em alto astral. O clima é de comemoração.
SERRANOSSA – O novo formato adotado agradou aos visitantes e expositores?
De Toni – As pesquisas de amostragem feitas durante a feira nos revelam que a satisfação atingiu um índice superior a 80%, o que é muito bom numa prévia avaliação. Comentários no Facebook, por e-mail e até mesmo pessoalmente na feira nos deixaram muito felizes. O novo sentido nos corredores surpreendeu quem já conhece a feira e é visitante assíduo. O novo layout também deu uma cara nova para a feira, com corredores mais aconchegantes. Os cafés também agregaram valor, oferecendo ao visitante um local para descanso, para fazer um lanche, tomar um café e seguir a visitação. A programação com shows regionais e nacionais, os espetáculos na Arena e as atrações paralelas agradaram o público, que teve a oportunidade de optar, escolher o que queria assistir. Nos shows nacionais, os ingressos foram acessíveis se comparados com valores da capital.
SERRANOSSA – Houve um feedback sobre o que pode ser mudado para a próxima edição?
De Toni – Sempre há o que melhorar. Acredito que a recreação infantil merece atenção especial para que as crianças possam se divertir e os pais visitar a feira com tranquilidade. Também podemos melhorar a Praça de Alimentação aperfeiçoando o layout e apostando no embelezamento do local.
SERRANOSSA – O tema “Copa do Mundo” agregou?
De Toni – Agregou e muito no visual da feira. Mais colorida, vestida de verde e amarelo, a feira contagiou, abraçou seus visitantes. O telão de LED montado na Arena, onde foram exibidos os jogos, foi atração à parte. No jogo de abertura da Copa do Mundo, as arquibancadas da Arena ficaram lotadas. Expositores e visitantes dividiram espaço vestidos de verde e amarelo. Ao fundo, na área das vinícolas, as mesinhas também estavam cheias. Grupos de amigos se encontravam na feira para assistir aos jogos e depois visitar a ExpoBento.
SERRANOSSA – Embora não tenha atingido os 200 mil visitantes, as vendas ficaram em um patamar dentro do esperado?
De Toni – A ExpoBento tem um público bem variado e comprador. Muitas pessoas esperam a feira para fazer as compras de inverno e primavera. O feedback dos expositores nos mostra que sim. A maioria atingiu seus objetivos em termos de volume de vendas, além de dar maior visibilidade a sua marca para uma multidão. O volume de vendas atingiu R$ 38 milhões. No Salão do Imóvel, por exemplo, três imóveis foram vendidos.
SERRANOSSA – Os shows agradaram ao público a ponto de repetir a fórmula mais vezes?
De Toni – A ExpoBento tem em seu DNA a valorização dos artistas locais. Estes sempre fizeram parte da programação da feira, desde o início. Mesclar com shows nacionais vem presentear a comunidade que não precisa se deslocar para grandes centros para ver seus ídolos. As pessoas já aguardam ansiosas quais serão os shows que a ExpoBento vai trazer. A feira passou a ser a referência na cidade na promoção deste tipo de shows. Entendo que esta combinação é perfeita.
SERRANOSSA – Já há definição de quem será o próximo presidente da ExpoBento?
De Toni – Ainda não. Nos últimos anos, o presidente da edição seguinte foi anunciado um mês do início da feira ou na abertura, mas isso não significa que sempre foi assim. Para anunciar o novo presidente é preciso alinhar uma série de situações que dependem da ExpoBento e do CIC/BG, entidade promotora. Disponibilidade e perfil são itens considerados, mas não únicos. A posse da nova diretoria é um ato que é liderado pelo CIC/BG, que normalmente ocorre no mês de agosto.
SERRANOSSA – Como foi a experiência de ser presidente de uma feira do porte da ExpoBento?
De Toni – Foi muito satisfatório, acredito que cresci muito como pessoa, pois a ExpoBento é uma faculdade na prática. Aprendemos a trabalhar com pessoas de vários segmentos, o que me fez compreender mais o ser humano e trabalhar em equipe. Delegar e trabalhar em equipe nos qualifica enquanto profissionais. Acredito que aprendi muito sobre isso e é o que estou levando para minha vida e para meu trabalho. Tudo o que aprendi nesta grande feira melhorou e muito na minha vida pessoal e profissional e, principalmente, no meu modo de ver o mundo. Quero aqui agradecer a minha diretoria e todas as pessoas que de uma forma ou outra contribuíram para que a ExpoBento fosse mais uma vez um sucesso.
Público dos shows
Só pra Contrariar: 7.500 pessoas
Nando Reis: 5.874 pessoas
Peppa Pig: 3.000 pessoas
Guri de Uruguaiana: 2.900 pessoas
Prêmio Expositor 2014
Espaço da Moda: Mestike
Espaço Variedades: MDG Confecções
Salão Automotivo: Scapini Honda
Gastronomia: Canta Maria
Vinícolas: Adega Splendor
Pavilhão A: Cenci
Criatividade: Infinity
Bom atendimento: Toyota Terrasol
Reportagem: Raquel Konrad e Fabrício Krüger Lavandoski
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.