Exposição itinerante dos 100 anos do CIC de Bento

As comemorações pelo centenário do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG) seguem durante todo o ano. No último dia 22 de agosto ocorreu o lançamento do Livro da entidade e junto, a apresentação da exposição alusiva aos 100 anos, que pode ser visitada no hall da entidade, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.

De forma itinerante, a exposição percorrerá diversos locais do Estado, levando a história da entidade e do município por onde for. São 10 banners que resumem os anos da trajetória do CIC/BG. A mostra cumprirá a seguinte programação:

CIC/BG – até 5 de setembro
Fiergs – de 8 a 19 de setembro
Federasul – de 22 de setembro a 3 de outubro
Salão Nobre da Prefeitura – de 6 a 16 de outubro
Clube Ipiranga – 17 de outubro
UCS Carvi – de 20 a 31 de outubro
Escolas do município de Bento Gonçalves – mês de novembro
Empresas patrocinadoras do Livro dos 100 Anos – mês de dezembro

Um pouco da história
A história do CIC/BG tem início em 1914, ainda sob a denominação de Associação Comercial. Empreendedores locais se unem para sanar carências, principalmente em torno da necessidade de extensão do ramal ferroviário da cidade de Carlos Barbosa até Bento Gonçalves e pela melhoria nas condições de produção e comercialização de vinhos. O trem chega e transforma a cidade.

A Associação Comercial se desenvolveu naqueles primeiros anos de dificuldades. Os produtores rurais de outrora foram transformando-se em empresários. Os que apenas produziam uvas passaram a processá-la, os que tinham alguma habilidade com o aço passaram a transformá-lo em ferramentas e a demanda da agricultura levou ao desenvolvimento da manufatura e logo Bento Gonçalves já possuía alguns ícones da indústria gaúcha.

O trem trouxe desenvolvimento e novos ares para o município, que cresceu no ritmo de suas empresas. Nos anos 60, uma sociedade muito mais complexa e diversificada carecia de mais representatividade. Com ideais fortemente embasados no espírito classista surge, em 1962, o Centro da Indústria Fabril, que passa a coexistir e cooperar com a Associação Comercial por duas décadas. Em março de 1981 as duas entidades se unem para formar o Centro da Indústria e Comércio. O CIC se projeta, ajuda outras entidades de classe da região a surgir, leva seu primeiro representante para a Fiergs e Bento Gonçalves ganha o Estado e o Brasil.

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Enviar pelo WhatsApp:
VER MAIS NOTÍCIAS