Fã de 23 anos morre durante show de Taylor Swift, no Rio de Janeiro

Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos, teve uma parada cardíaca, segundo o Corpo de Bombeiros; a T4F, produtora do show, não permitiu a entrada de garrafas de água no estádio, levando centenas de fãs à desidratação devido às altas temperaturas

Foto: Redes sociais

A universitária Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos, morreu na sexta-feira, 17/11, após passar mal dentro do Estádio Nilton Santos, o Engenhão, onde foi realizado o show da cantora Taylor Swift para um público de aproximadamente 60 mil pessoas.

A causa da morte ainda não foi esclarecida: a Secretaria Municipal de Saúde diz que ela teve uma parada cardiorrespiratória e que o Instituto Médico-Legal (IML) vai atestar o que levou ao óbito da jovem.

A morte ocorre em um dia marcado pelas altas temperaturas no Rio de Janeiro, e por críticas de fãs à organização do evento por impedir o acesso do público com garrafas d’água. A própria cantora chegou a pausar o show para pedir ajuda para os fãs após perceber que pessoas passavam mal na plateia.

Ana Clara (E) e a amiga Daniele Menin (D). Foto: Redes sociais

Daniele Menin, amiga que acompanhava Ana Clara, relata que chegaram às 11h ao Engenhão, que estava muito calor e que tomaram água que elas mesmo levaram. A amiga disse ainda que, dentro do estádio, chegaram a receber água em temperatura ambiente que foi distribuída pela organização.

Daniele diz que Ana Clara desmaiou durante a 2ª música do show. Em nota, a T4F (organizadora do evento) disse que Ana Clara foi “prontamente atendida pela equipe de brigadistas e paramédicos” e depois socorrida ao Hospital Salgado Filho. A Secretaria Municipal de Saúde diz que Ana Clara chegou ao hospital às 20h50 com parada cardiorrespiratória.

Taylor Swift se manifestou

A artista publicou uma nota nas redes sociais em que disse estar de coração partido e manifestou solidariedade à família.

Foto: Redes sociais

“Não acredito que estou escrevendo essas palavras, mas é com o coração partido que digo que perdemos um fã hoje à noite, antes do meu show. Eu nem posso dizer para vocês o quanto eu estou arrasada por causa disso. Eu tenho poucas informações, além de que ela era incrivelmente bonita e muito jovem.

Eu não vou ser capaz de falar sobre isso do palco, porque me sinto dominada pela dor quanto tento falar sobre isso. Quero dizer que agora sinto profundamente essa perda e meu coração partido está com sua família e amigos. Esta é a última coisa que eu nunca pensei que aconteceria quando nós decidimos trazer essa turnê ao Brasil.”

Ministro da Justiça se manifesta

O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que a Secretaria do Consumidor vai editar uma portaria que libera a entrada com garrafas d’água em espetáculos e, além disso, vai exigir “ilhas de hidratação” em eventos com alta exposição ao calor. A determinação foi publicada neste sábado, 18/11, e terá validade imediata.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse que a morte é “inaceitável” e que detalhes estão em apuração. Além disso, determinou adoção de medidas para amenizar a exposição do público ao calor: antecipar a entrada em uma hora, ocupação do anel de circulação para tirar o público do sol, novos pontos de distribuição de água, aumento de número de brigadistas e aumento de ambulâncias.