FAB derruba avião venezuelano que invadiu espaço aéreo brasileiro
A aeronave venezuelana não se identificou e foi derrubada pela FAB. Dois ocupantes morreram e havia drogas a bordo
A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou e abateu um avião de pequeno porte que transportava drogas nesta terça-feira (11), após a aeronave invadir o espaço aéreo brasileiro vindo da Venezuela, na Região Norte do país. A ação, realizada em parceria com a Polícia Federal, seguiu os protocolos das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA), previstos em legislação federal.
Ao localizar e interceptar o avião suspeito, a FAB ordenou a identificação via rádio e determinou que a aeronave alterasse a rota para pousar em um aeródromo próximo, mas não houve resposta. Diante da recusa, os militares dispararam tiros de advertência, que também foram ignorados.
Com isso, o governo brasileiro classificou o avião como hostil e autorizou o tiro de detenção, medida usada como último recurso para impedir a continuidade do voo ilícito. Após ser atingida, a aeronave caiu em uma área de floresta próxima a Manaus (AM).
Na quarta-feira (12), um helicóptero da FAB localizou o local da queda. Agentes da Polícia Federal identificaram os dois ocupantes mortos e encontraram drogas no interior do avião.