Faixa seletiva entra em funcionamento

Entrou em funcionamento nesta segunda-feira, dia 10, a faixa seletiva para transporte coletivo na rua Barão do Rio Branco, no Centro de Bento Gonçalves. De segunda à sexta-feira, das 6h às 19h, a faixa será destinada à circulação de ônibus, táxis e vans. Os veículos de passeio estão autorizados a utilizar o trecho fora deste período. 

Quem necessitar ingressar em garagens ou acessar ruas à direita da faixa seletiva, como a Dr. Montaury e Cândido Costa, pode adentrar a pista exclusiva para transporte coletivo nos últimos dez metros antes de cada esquina. Os trechos já estão sinalizados com tachões maiores e mais espaçados, além de pintura intermitente (não contínua) no asfalto. Ainda nesta semana, pelo menos duas novas placas aéreas serão instaladas.

Os horários de utilização exclusiva para veículos de transporte coletivo de passageiros foram definidos levando-se em cota os períodos críticos e de maior circulação. No projeto inicial, o horário seria das 6h às 23h, porém o período foi reduzido. Das 19h às 6h, o espaço também é liberado para carga e descarga de caminhões. 

Segundo a prefeitura, a partir desta semana a secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana realizará um trabalho de orientação para os motoristas, já que não será mais permitido estacionar ao lado direito da via, no trecho entre as ruas Gomes Carneiro e Candido Costa. Haverá compensação das vagas de estacionamento retiradas na própria rua Barão do Rio Branco. 

Comércio

Apesar da faixa seletiva já estar em funcionamento, comerciantes da rua Barão do Rio Branco ainda tentam reverter a situação. Integrantes do movimento dos “Comerciantes do Quadrilátero Central” entregaram na tarde da última quinta, dia 6, um parecer jurídico para a Câmara de Vereadores sobre a implantação da faixa. 

O parecer, com um total de 12 páginas, feito pelo Transparência Instituto Jurídico, diz que é “imperioso que o Executivo suspenda a realização da intervenção denominada faixa seletiva para ônibus”. O documento também foi entregue para o Ministério Público e para o Poder Executivo.

Para o comerciante Daniel Dal Magro, a implantação da faixa seletiva para ônibus trará futuros prejuízos. “Temos a convicção que devemos fazer algo, pois isso será maléfico para o comércio. Nossa união é para o bem de Bento Gonçalves e não só do comércio”, defende Dal Magro.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.