Faltas em consultas diminuem, mas ainda causam prejuízo

O número de faltantes em consultas médicas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Bento Gonçalves chama atenção. De janeiro a junho deste ano, o percentual de ausências, incluindo a Oftalmologia, foi de 16,4%. Apesar disso, o número é menor se comparado ao ano anterior. 

A coordenadora da Central de Regulação, Daiane Piuco, explica que o controle de ausências iniciou em janeiro de 2017, mas antes já havia uma espécie de acompanhamento – para se ter uma ideia, em 2014 o índice atingiu 21,5%, conforme dados divulgados pela prefeitura na época. De janeiro a julho de 2017, o percentual médio de ausências foi de 19,28% e, de agosto a dezembro, de 17,63%. Com isso, a média do ano anterior fechou em 18,4% de ausências. O menor índice de faltas foi registrado nas consultas de geriatria, com 9,67%, enquanto o maior índice de faltas, com percentual de 25,74%, foi nos agendamentos com dentista. 

Na área da oftalmologia, devido aos encaminhamentos antigos, passou a ser realizado contato telefônico antes do agendamento, confirmando se o paciente ainda necessitava da consulta. Além disso, nas unidades onde os especialistas atendem – como Zona Sul, Bloco Cirúrgico e Central – os pacientes também são contatados. Com isso, o percentual de ausências para algumas especialidades diminuiu.  

Necessário colaboração 

Daiane lembra que muitas vezes o paciente retira o agendamento na unidade e, mesmo assim, não comparece à consulta, fazendo com que a fila de espera não diminua. “Um exemplo disso foi nesta semana, quando uma nova clínica iniciou os atendimentos na especialidade de ortopedia, por compra de consulta. Mesmo ligando para todos os pacientes e os mesmos confirmando, muitos não compareceram no horário agendado”, pontua. 

Conforme o secretário-adjunto de Saúde, Marlon Pompermayer, o contato telefônico ainda é a principal ação para diminuir o número de faltantes. “Estamos estudando a viabilidade de implantação de outro canal, como aplicativo de mensagens ou SMS”, explica.  Paralelo a isso, a secretaria também aposta na divulgação de matérias que visam à conscientização do usuário em relação ao seu compromisso com o serviço que é disponibilizado.

De acordo com o secretário titular da pasta, Diogo Segabinazzi Siqueira, é importante que os pacientes também cumpram com a sua parte, comparecendo às consultas ou realizando e retirando os exames. “O paciente faltoso deixa um horário inativo, com desperdício de recursos financeiros e humanos, além de ter que remarcar um novo dia e horário”, afirma.