Faltas nas consultas agendadas são tema de reunião

O não comparecimento dos pacientes às consultas agendadas na Secretaria Municipal de Saúde foi um dos principais pontos discutidos na reunião entre a coordenação e as representantes das Unidades Básicas de Saúde e das Estratégia de Saúde da Família, que aconteceu nessa quarta-feira, dia 29. A Coordenadora das UBS, Chrystiane Ineu, debateu o tema com base nas informações do Centro de Referência Materno Infantil (Crmi), UBS/ESF Santa Helena, UBS/ESF São Roque, Unidade de Saúde Central e Zona Sul.

Alguns números chamam a atenção, como o caso da Pediatria do Crmi. Das 200 consultas agendadas no mês de janeiro, 40,5% dos pacientes não compareceram. Na Unidade de Saúde Central, o relatório de pacientes faltosos no mesmo mês soma 298 casos, de todas as especialidades atendidas.  

“Aproveitamos esta reunião para discutir a importância do comparecimento dos pacientes nas consultas agendadas, para maior agilidade nos procedimentos, e verificar o comprometimento da população em relação a sua saúde”, destacou Chrystiane Ineu. Das várias especialidades ofertadas, as que mais sofrem com a falta de comprometimento dos pacientes são as de Gineco-obstetra, Neurologista e Pediatra. As coordenadoras relatam que por muitas vezes fazem contatos com os pacientes para confirmar a presença nas consultas, mas nem sempre é garantia de que eles irão comparecer. Assim, foi debatido sobre o desenvolvimento de um método para facilitar a visualização das datas das consultas.

Nas próximas reuniões, serão levantadas questões como a perda de vaga e reagendamento para o “final da fila”, fazendo assim com que a população tenha a consciência da importância de sua apresentação mediante horário marcado. “Pacientes acabam tendo suas consultas agendadas para datas distantes, por falta de vagas próximas. É fundamental o comprometimento da população neste processo, para que aconteça de forma mais ágil e com melhor qualidade, priorizando a saúde da comunidade”, acrescenta Chrystiane.

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa