• Tacchini Sistema de Saúde
  • Ótica Debianchi
  • Vinícola Garibaldi

Famílias de Bento com casas destruídas ou danificadas devem solicitar auxílio

  • Vinícola Garibaldi

O apoio financeiro é no valor de R$ 5.100,00, pago em parcela única, pelo governo federal

Foto: Prefeitura Bento

A prefeitura de Bento Gonçalves já está realizando o cadastro prévio das famílias atingidas pelas fortes chuvas e que se enquadram no programa Auxílio Reconstrução. O trabalho é feito através da secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES), que cadastra os dados de cada munícipe que teve sua residência afetada e que, por essa razão, atualmente, pode estar desalojado ou que teve danos na residência. O apoio financeiro é no valor de R$ 5.100,00, pago em parcela única.

As famílias bento-gonçalvenses que se enquadram neste auxílio podem entrar em contato com a SEDES através do telefone (54) 3055-7337 para tirar dúvidas, ou se direcionar até a própria secretaria para realizar o cadastro (rua 10 de Novembro, 190, bairro Cidade Alta, no Complexo Administrativo).

O município, então, irá coletar os dados (através do preenchimento de uma ficha) e encaminhá-los ao governo federal. Para realizar o cadastro, o responsável familiar deve informar o endereço de sua moradia e os dados de quem reside no local. É obrigatório, no momento do cadastro, que o solicitante tenha o CPF de todos os integrantes da família.

A partir da segunda fase do programa, os cidadãos que fizeram a solicitação do apoio financeiro na SEDES – e que ficou comprovada a necessidade de cada um – devem acessar o site do Governo Federal e clicar em “Sou Cidadão” para confirmar as informações. Essa etapa estará disponível a partir da próxima segunda-feira, 27/05, e poderá ser feita através do site https:// www.gov.br/mdr/auxilioreconstrucao, lançado nesta semana pelo Governo Federal. O prazo de inscrição é até 10 de junho

Após a confirmação – e com os dados regularizados -, o passo seguinte será o pagamento, que deve ser feito em parcela única por família.

Como irá funcionar?

As pessoas aptas a receber o auxílio terão o cadastro encaminhado junto a Caixa Econômica Federal. Quem possuir conta na Caixa irá receber o dinheiro na própria conta, já os demais munícipes (que não possuírem conta), receberão, de forma automática, uma abertura de conta poupança, em nome do responsável da família, que poderá acessar o valor com o aplicativo Caixa Tem.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também