Famurs lança pós-graduação em autismo

Especializações promovidas em parceria com a Faculdade Pólis Civitas estão abertas aos profissionais de saúde, educação e assistência social. Demais interessados podem cursar como extensão universitária

A Famurs, através da Escola Famurs de Gestão Pública, lançou um programa inédito de pós-graduação em autismo. Em parceria com a Faculdade Pólis Civitas, foram desenvolvidos três cursos voltados para os servidores municipais das áreas de Saúde, Educação e Assistência Social, visando direcionamento e conhecimento específico de acordo com a área de atuação. As inscrições já estão abertas em famurs.com.br/capacitacoes. Os interessados têm até o dia 25 de agosto para concluir a matrícula.

“Essa é uma iniciativa inédita, ter uma entidade municipalista liderando uma qualificação em um tema tão sensível como o autismo; além de atender uma demanda que se faz cada dia mais presente na realidade dos municípios”, enfatizou o presidente da Famurs, Paulinho Salerno. Conforme o presidente, as qualificações têm o objetivo promover o avanço de políticas públicas sobre o tema, a partir do aperfeiçoamento dos profissionais que atuam com autismo, visto o crescimento real no número de casos.

Conforme levantamento divulgado pelo governo do Estado, em maio deste ano, que a Região Metropolitana de Porto Alegre é a que concentra o maior número de pessoas com Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), com mais de 1,3 mil cadastros. Porto Alegre é a cidade com mais registros em todo o estado, são 741 pessoas. A pesquisa foi realizada de junho de 2021 a março de 2022, com 4.074 pessoas e suas famílias, de 259 municípios gaúchos.

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Para atender a demanda, o diretor institucional da Pólis Civitas, Paulo Maia Jr., explica que houve uma preocupação em atender não apenas os servidores, mas toda a população gaúcha. Desta forma, uma das novidades é que o curso será aberto para interessados que não tenham graduação em alguma das três áreas de atuação. Nesse caso, o certificado será de extensão universitária. “Apesar de o foco ser os servidores municipais, desta forma conseguimos ampliar a especialização no atendimento de pessoas com autismo, abrindo a possibilidade de outros profissionais, ou até mesmo familiares, se especializarem na área”, avaliou.

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Além disso, os três cursos serão ofertados no modelo híbrido, contendo encontros presenciais, webinários, videoaulas, materiais de apoio e tutoria especializada. A novidade do formato será a realização de seminários nas regionais, com a participação de docentes referências na área e a conclusão do curso em quatro ou 12 meses. A coordenação dos cursos é da professora Viviane Costa de Leon. Ela é doutora e mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Advanced Consultant TEACCH, pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

Conteúdo programático

A Pós-Graduação Autismo Saúde terá como base o modelo estruturado ao atendimento clínico-ambulatorial. O conteúdo do curso irá discutir a neurobiologia do autismo, recursos clínicos-ambulatoriais; avaliações e diagnóstico; além de tratar do acompanhamento e rotina da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os conteúdos serão ministrados pelos professores Rita Thompson, Aline Martins, Ricardo de Moraes Ribeiro e Danilo Goulart.

Da mesma forma, a Pós-Graduação Autismo Educação está baseada no modelo de ensino estruturado e tratará de recursos educacionais e atividades adaptadas para pessoas com autismo; abordará o desenvolvimento da linguagem e da comunicação em pessoa com autismo; e apresentará estratégias de comunicação aumentativa personalizada pelo Modelo TEACCH, de Tratamento e Educação para Crianças com Autismo ou com Déficits Relacionados à Comunicação. Serão ministrantes as professoras Claudia Moraes, Viviane Lhul e Viviane Costa de Leon.

Já a Pós-Graduação Autismo Assistência Social terá como base o modelo estruturado aplicado as políticas de assistência e integração social. Durante o curso serão conhecidos os sistemas integrados de atendimento no modelo generalista; a neurobiologia do autismo; e como se dá a dinâmica familiar e as relações humanas de pessoas com autismo.

Como currículo comum, as especializações irão abordar o diagnóstico e impacto do autismo na família; o Modelo TEACCH; e debater a legislação, as políticas públicas e os direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista. As professoras Cassandra Borges Bortolon, Viviane Costa de Leon e Tatiana de Oliveira Takeda serão responsáveis pela apresentação dos conteúdos.

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