Farrapos: à altura dos grandes do Brasil

O Farrapos tem como ambição galgar um novo degrau no cenário nacional temporada após temporada. Nas três primeiras rodadas do Super 10, já cumpriu a missão deste ano. Pela primeira vez, vem jogando de igual para igual com times candidatos ao título do principal campeonato do país. Assim como perdeu por um erro de passe, poderia ter vencido pelo mesmo fundamento. Agora, à altura dos grandes, desafio é vencê-los.

Neste sábado, dia 27, em Florianópolis, o time vai encarar outro candidato ao título pela 4ª rodada da competição. Atual campeão catarinense, o Desterro venceu três vezes o Super 10 e foi semifinalista em 2012. O teórico favoritismo que poderia existir diante um clube infinitamente mais jovem, no entanto, acabou dizimado após as atuações do Farrapos diante do Pasteur e São José.

O clube de Bento surpreendeu ao revelar um time maduro e competente tática e tecnicamente. “O nosso jogo está bom, estamos conseguindo fazer frente às principais equipes do Brasil. Contra o Pasteur e São José faltou calma e paciência para vencermos, mas isso vamos corrigindo partida a partida”, ressalta o abertura Leonardo Scopel.

A homogeneidade do grupo, com um XV sólido e reservas com condições de manter um mesmo nível de atuação, é considerado pelos jogadores um dos trunfos para as boas atuações. O scrum já é um dos melhores do país e o primeiro reflexo desse apodo foi a convocação do pilar Moisés Cavalleri Júnior à Seleção Brasileira. Os catarinenses também têm, por tradição, o ponto forte no jogo de base e a manutenção da regularidade dos forwards pode ser o diferencial para uma vitória do Farrapos neste sábado. “Eles têm ótimos forwards, vai ser um jogo duro na base. Mas o nosso grupo está bem equilibrado, temos um time encaixado, bons reservas e todos estão evoluindo constantemente. A partida contra o Desterro é crucial às nossas pretensões e precisamos manter nossa ascensão para superá-los”, ressalta Scopel.

A espinha dorsal do scrum catarinense, formada pelo hooker Nativo, pelo segunda linha Bruxinho e pelo asa Ige, todos da Seleção Brasileiro, revela o tamanho do desafio que o Farrapos terá pela frente. Ige, em 2012, foi eleito o melhor jogador de sevens do país.

Começo histórico

Além das atuações, os números também provam o crescimento do Farrapos nesta temporada. É o melhor início de Super 10 da história do time. Pela primeira vez, o Farrapos conseguiu pontuar nas três primeiras rodadas, com uma vitória e duas derrotas com ponto bônus defensivo, o que dá ao time, hoje, sete pontos na tabela de classificação. Em 2011, o Farrapos não havia somado nenhum ponto nas três primeiras rodadas e na última temporada acumulou cinco pontos nos três primeiros compromissos.

Vantagem dos catarinenses

O duelo deste sábado marcará o primeiro encontro entre Farrapos e Desterro na casa dos catarinenses. As equipes se enfrentaram duas vezes na história, ambas em Bento e com vitória do Desterro. Em 2009, pela Liga Sul, o placar foi de 46 a 8, e em 2012, pela primeira fase do Super 10, 27 a 13.

4ª rodada

Sábado, dia 27, às 15h

Curitiba x São José

Rio Branco x Spac

Pasteur x Belo Horizonte

Desterro x Farrapos

Niterói x Bandeirantes

 

 

Reportagem: João Paulo Mileski


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.