Farrapos assume a liderança do Super 10

O Farrapos iniciou o Super 10 com a confiança de que poderia, após três temporadas ascendentes, sonhar com a ponta de cima da tabela. E vem, até o momento, ratificando o discurso. Neste sábado, dia 26, derrotou o Band Saracens por 27 a 20 e assumiu a liderança isolada da competição.

Foi um dia especial para a equipe, que alcançou uma posição sem precedentes na sua história, mas sobretudo para o ponta Teco. Sob os olhares do técnico da seleção brasileira, o neozelandês Brent Frew, o jogador aproveitou da melhor maneira possível a oportunidade de mostrar, in loco, que pode merecer uma chance nos Tupis. Logo no primeiro minuto de jogo, marcou o primeiro try, após boa jogada tramada pela linha. O Farrapos foi um time bastante seguro na primeira etapa, e quando teve chance de pontuar, também foi efetivo. Aos 27, Scopel converteu penal e ampliou a vantagem para 8 a 0. No ultimo lance do primeiro tempo, em outra excelente jogada de mãos, foi a vez de Mauri cravar no in-goal. Scopel converteu e deixou a equipe com boa vantagem na primeira metade da partida: 15 a 0.

A sólida defesa do Farrapos, no entanto, começou a perder rigidez aos 5 minutos da segunda etapa, quando João Paulo achou um espaço na ponta e marcou o primeiro try dos visitantes. Quando o Band novamente ameaçou de forma mais incisiva, contudo, Teco apareceu outra vez. Na saída do scrum, fintou o tackleador e cravou o segundo try dele na partida, convertido por Scopel. Aos 23, um try de Pedro Rosa convertido por Valter diminuiu a vantagem do Farrapos para 10 pontos, e a ameaça começou novamente a ganhar forma quando Valter converteu penal e deixou os visitantes a um try convertido do empate. O Band insistiu, chegou perto, mas em um contragolpe, o inspirado Teco foi decisivo. Ele recebeu a bola próximo à linha dos 10 metros e avançou como um Usain Bolt pelos adversários, ate cair no in-goal e comemorar um try que, àquela altura, deixou a vantagem do Farrapos praticamente irreversível. O Band chegou a descontar com Marton, nos acréscimos, quando já não havia mais tempo para a reação. 

Foi o primeiro triunfo da história do Farrapos sobre os tetracampeões nacionais. Passadas duas rodadas, a equipe é a única com 10 pontos – duas vitórias com ponto bônus. Depois de alcançar o topo da tabela, o desafio será manter-se nele, com compromissos teoricamente mais árduos daqui pela frente. O próximo está agendado para o dia 2 de agosto, contra o São José – base da seleção brasileira -, em São José dos Campos (SP).

 

Reportagem: João Paulo Mileski


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.