Farrapos: começo previsível no Estadual

Nova temporada, velha supremacia. O Campeonato Gaúcho de Rugby 2014, até aqui, transcorre com o mesmo script dos últimos anos: um time muito acima dos demais rumando ao pentacampeonato em uma jornada pouco ameaçadora.

Passadas duas rodadas, o Farrapos não só lidera a competição, como também é dono do melhor ataque e da melhor defesa. Um início prognosticável. A condição de único representante gaúcho no Super 10 desde 2011 torna o time de Bento gradativamente mais competitivo, enquanto os adversários, que se limitam a um calendário regional ou, no máximo, a participação na segunda divisão do país, acabam não tendo a mesma exigência e, por consequência, o crescimento é mais moderado. Assim, as distâncias do time de Bento para os rivais locais aumentam ano após ano e o Campeonato Gaúcho, como os números mostram, fica menos provocador.

O discurso, no entanto, indica que a equipe está blindada contra um possível relaxamento diante desse contexto. Se por um lado não há adversário à altura, por outro o Campeonato Gaúcho é a única oportunidade de ajustar o sistema de jogo para o Super 10, por isso a entrega e dedicação no torneio é a mesma aplicada ao campeonato nacional. “Contra o Serra, o padrão de jogo não foi implementado como deveria ser, não conseguimos botar em campo as ideias que tínhamos, por dificuldades que nos apresentou o rival ou por alguma consequência da partida. Mas é questão de nos prepararmos, estamos olhando para frente, acredito que o Campeonato Gaúcho tem que servir pelo menos como base para o jogo que queremos empregar no restante do ano. Lá na frente, quando tivermos uma disputa um pouco mais braba, vamos ter que aplicar o que aprendemos no Estadual”, ressalta o técnico Carlitos Baldassari, admitindo superioridade, mas ressaltando que ela tem que ser provada jogo após jogo. “Acredito que times como o Charrua e o San Diego ainda vão melhorar, o Brummers é uma equipe que vem dando problema, esses são os três adversários que nos restam no primeiro turno, e a exigência tende a ser um pouco maior. O Farrapos está crescendo e deveria ganhar o Gaúcho se conseguir implantar o que queremos, mas recém estamos na segunda rodada, vamos devagar, não gosto de ser futurista”, frisa.

A equipe volta a campo neste sábado, dia 15, diante do Brummers, em Novo Hamburgo, com o elenco desfalcado. O fullback Coghetto e o pilar Moisés estarão concentrados com a Seleção Brasileira, em São José dos Campos (SP). Outros cinco jogadores, Gregory, Mariuzza, Caveira, Mauri e Scopel, ainda recuperam-se de lesão e, até o fechamento dessa matéria, eram dúvidas para a partida.

3ª rodada

Sábado, dia 5

Charrua x San Diego – 15h

Centauros x Serra – 15h

Brummers x Farrapos – 15h

 

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.