Farrapos encara o emergente Serra

Após vitória arrasadora na estreia – 104 a 3 sobre o Centauros – o Farrapos volta a campo neste sábado, dia 29, pela segunda rodada do Campeonato Gaúcho de Rugby XV, diante do Serra, em Caxias do Sul. A exigência, tudo indica, será maior. Além de ser tecnicamente superior ao Centauros, o Serra vai a campo motivado por protagonizar a grande surpresa da primeira rodada.

A vitória por 15 a 8 sobre o bicampeão Charrua, em Porto Alegre, ratifica a ascensão do time de Caxias. Não foi a primeira vez nos últimos meses que o clube aprontou sobre um dos grandes do rugby gaúcho. Em dezembro, já havia chamado a atenção ao vencer o Farrapos, em pleno estádio da Montanha, na etapa derradeira do Circuito Gaúcho de Sevens, resultado que acabou com a invencibilidade da equipe bento-gonçalvense na competição.

Acostumado a campanhas de coadjuvante no Campeonato Estadual, portanto, o Serra passou a ser um grande estorvo aos principais candidatos ao título. O Farrapos não deixou de ser o favorito no confronto, porém, ninguém mais prevê as mesmas facilidades de outrora contra o mesmo oponente “Eles com certeza elevaram o nível de qualidade, não podemos esperar o mesmo Serra do ano passado”, alerta o técnico do Farrapos, Carlitos Baldassari.

Para o duelo deste sábado, o uruguaio novamente terá à disposição o fullback Guilherme Coghetto e o pilar Moisés Cavalleri Júnior, no entanto, ambos começarão a partida no banco. Segundo Baldassari, eles não têm o mesmo entendimento dos demais jogadores sobre o sistema de jogo proposto, já que estiveram concentrados com a Seleção Brasileira nos últimos finais de semana. O treinador enfatiza que o entrosamento do XV é fundamental para lapidar as estratégias e continuar se impondo sobre os adversários. “Se tem algo que estamos fazendo durante todo esse tempo e que está melhorando, é o entrosamento dos jogadores. Eles estão se acostumando a jogar juntos. Como o Coghetto e o Moisés não estão treinando regularmente com o time, lamentavelmente eles perdem um pouco desse entrosamento e talvez façam algo diferente do que nós queremos. Por um lado é bom para eles, porque o nível de jogo vai aumentar enquanto estão na Seleção, mas por outro é ruim para nós, porque eles podem aplicar algo que estão treinando na Seleção e que talvez aqui, com os jogadores que temos, não funcione”, explica. O time começará a partida com Big Joe, Pequeno, Baby, Everest, Caveira, Marido, Mateus, Mauri, Lucas, Scopel, Pietro, Bigode, Gregory, Teco e Javier. 

Além da manutenção da liderança, o duelo contra o Serra também vale a continuidade de uma longa e histórica invencibilidade do Farrapos no Campeonato Gaúcho. Desde 2009 a equipe não perde na competição. De lá para cá, foram 32 jogos e 32 vitórias.

Domínio absoluto

Desde que o Campeonato Gaúcho passou a ser disputado na modalidade de XV, em 2009, Farrapos e Serra se enfrentaram em seis oportunidades, com predomínio absoluto do Farrapos, que venceu todos os confrontos. O placar mais elástico foi em 2013, em Caxias do Sul: 99 a 3. Já o escore mais brando ocorreu em 2012, em Bento: 17 a 6.

2ª rodada

Sábado, dia 29

Serra x Farrapos – Caxias do Sul – 15h30

San Diego x Centauros – Gravataí – 15h30

Charrua x Brummers – Porto Alegre – 15h30

 

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.