Farrapos encara sequência decisiva

O Farrapos faz campanha irrepreensível até o momento no Super 10, mas para alcançar a sonhada classificação às semifinais, precisará sobreviver à sequência de jogos mais exigente até o momento no torneio. A partir deste sábado, dia 6, a equipe terá pela frente três confrontos diretos, onde definirá seu destino na competição.

O primeiro será contra o vice-líder Curitiba, na capital paranaense. Depois, enfrentará o tricampeão Desterro, no próximo dia 13, em Bento; e o Spac, atual campeão e maior vencedor da história do torneio – 12 títulos – no dia 27, em São Paulo. Na última rodada, agendada para o dia 4, receberá o lanterna Niterói, mas poderá entrar em campo apenas para cumprir tabela em caso de insucesso na difícil sequência contra paranaenses, catarinenses e paulistas.

O prognóstico do técnico Carlitos Baldassari indica a necessidade de duas vitórias nos três jogos para chegar à última rodada dependendo das próprias forças para avançar. Uma vitória pode ser o bastante, mas nesse caso é grande a probabilidade de ter que contar, também, com resultados paralelos.

Apesar das dificuldades que se desenham, o desempenho até o momento alimenta a equipe com confiança de que é possível passar com êxito pelo grande teste da temporada. Com quatro vitórias em cinco jogos, o Farrapos faz a melhor campanha da sua história até o momento na primeira divisão nacional e vem gradativamente lapidando a estratégia de jogo pretendida pelo treinador. A principal diferença, com relação aos últimos anos, tem sido o equilíbrio entre forwards e backs. A equipe já sagrou-se campeã estadual com um protagonismo muito grande dos forwards, mas no cenário nacional a exigência indicava um jogo mais coletivo, o que não ocorreu logo nos primeiros duelos no Super 10, em 2011. Progressivamente, no entanto, o Farrapos vem demonstrando que boa parte desta lacuna já foi preenchida. “Hoje, o crescimento dos forwards e backs é bem parelho. Conseguimos acabar com aquela dependência dos forwards, que tomavam o domínio do jogo e se encarregavam de resolver. Hoje em dia você vê que os tries e as situações de risco, que impõem problemas ao adversário, são criadas pelos backs, e é isso que precisamos”, salienta Baldassari.

Os jogadores de 9 a 15 terão incumbência decisiva, sobretudo, no duelo contra o Curitiba. Após derrota para o São José por 18 a 11, na primeira rodada, o adversário emendou quatro vitórias consecutivas, e o que mais chama a atenção é que não sofreu um ponto sequer nos quatro triunfos. Por consequência, tem a melhor defesa da competição, com impressionante média de 3,6 pontos sofridos por jogo.

O Farrapos embarcará à Curitiba desfalcado do abertura Maurício Frison, convocado para treinos da seleção brasileira juvenil; e do asa Mateus Gobatto, suspenso por dois jogos após expulsão na partida contra o Pasteur, pela quarta rodada. O provável time terá Buba, Pequeno, Baby, Everest, Giga, Vini, Diego, Mauri, Luquinhas, Scopel, Teco, Bigode, Javier, Téo e Coghetto.

Três vitórias para cada lado

O confronto deste sábado será o sétimo entre Farrapos e Curitiba, com três vitórias para cada lado. Os paranaenses levaram a melhor em um jogo pela Liga Sul, em partida amistosa e em duelo do Super 10 2011. O Farrapos, por sua vez, vai à casa do rival, neste sábado, com um histórico bastante otimista, já que todos os triunfos sobre o Curitiba foram na condição de visitante – um amistoso e partidas do Super 10 2012 e 2013.

Classificação

1º São José – 24

2º Curitiba – 21

3º Farrapos – 20

4º Spac – 19

5º Desterro – 14

6º Armstrong Dragons – 12

7º Pasteur – 7

8º Band Saracens – 6

9º Rio Branco – 6

10º Niterói – 0

6ª rodada

Sábado, dia 6

Spac x Band Saracens – 14h30

Niterói x São José – 15h

Curitiba x Farrapos – 15h30

Rio Branco x Pasteur – 15h30

Desterro x Armstrong Dragons – 19h

 

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.