Farrapos: ensaio para a final

A final do Campeonato Gaúcho está agendada para o dia 6 de julho, mas neste sábado, dia 22, em São Leopoldo, haverá uma prévia do que esperar nos 80 minutos da decisão. Já garantidos na finalíssima, Farrapos e Charrua se enfrentam pela última rodada da primeira fase. 

Apesar de ambos apenas cumprirem tabela, a expectativa é de uma partida nem um pouco amistosa. O técnico do Farrapos, Carlitos Baldassari, descartou por completo a possibilidade de esconder o jogo e adiantou que todos os titulares que estiverem em condições vão para a partida. Farrapos e Charrua tornou-se o grande clássico do rugby gaúcho – já decidiram o Estadual duas vezes – e são dois times que conhecem, como poucos, o jogo do rival, o que torna irrelevante poupar titulares ou tentar esconder os pontos fortes, guardando-os para a final. 

Para Baldassari, será mais uma oportunidade para lapidar as estratégias da equipe. “Vamos tentar aplicar o sistema e sermos mais ordenados. Não adianta escondermos as coisas, eles sabem como nós jogamos. Temos que tentar vencer impondo nosso jogo”, afirma o uruguaio. 

A ideia é impor sobre o adversário um jogo baseado nos forwards, com domínio nas formações fixas. Na estreia do Super 10, os jogadores de 1 a 8 foram decisivos para que o time alcançasse a vitória.

No histórico de confrontos com o Charrua, o time de Bento tem levado ampla vantagem. Nos últimos sete encontros, foram sete vitórias do Farrapos, incluindo as finais do Gaúcho 2010 e 2012 e a semifinal da Copa do Brasil 2010, que deu à equipe vaga para a elite nacional. Desde 2009, o Farrapos não perde para o clube precursor do rugby no Estado. 

Foco jogo a jogo

Outro desafio dos jogadores do Farrapos na partida deste sábado é controlar o entusiasmo após a vitória histórica no último sábado, dia 15, pela primeira rodada do Super 10. O triunfo por 33 a 10 sobre o Rio Branco foi o primeiro do time em casa na principal competição do país. O técnico Carlitos Baldassari enfatiza que a equipe está pensando jogo a jogo, portanto, vem se esforçando para manter o mesmo foco nas duas competições, e acredita que a empolgação da vitória diante dos paulistas dará lugar à concentração total para a disputa deste sábado contra o rival da decisão estadual. 

No domingo, entretanto, o Super 10 voltará a ser o foco, já que no dia 29 a equipe volta a campo pelo torneio nacional para encarar o atual vice-campeão paulista, Pasteur, novamente na Montanha. 

1ª fase – última rodada

Sábado, dia 22, às 15h
Charrua x Farrapos
San Diego x Brummers

Reportagem: João Paulo Mileski


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.