Farrapos: saldo positivo no Super 10

O Farrapos caiu, mas caiu de pé. Apesar de não ter conseguido superar a campanha de 2012 no Super 10, o contexto da jornada do time no torneio comprova evolução.

A quinta posição foi a mesma da última temporada, mas em outras circunstâncias, bem mais animadoras. O time superou seu recorde de vitórias em uma única edição do torneio: cinco em nove jogos. Além disso, pela primeira vez encerrou a competição com aproveitamento acima de 50% (55,5%).

A evolução mais relevante, no entanto, foi nos confrontos com as melhores equipes do país. Dos quatro jogos em que o time saiu derrotado, em três somou ponto bônus – derrota por sete pontos ou menos. “Tivemos uma participação bastante consistente no torneio. Com exceção do último jogo, contra o Spac, onde não contamos com quatro titulares, fizemos ponto bônus em todas as derrotas, o que mostra que foram jogos equilibrados, onde a vitória poderia ter ido para qualquer um dos lados. Prova disso foi o resultado de 22 a 21 na partida contra o atual campeão brasileiro, o São José, na qual por um chute no último lance não saímos vencedores. Aquela vitória hoje nos colocaria na semifinal. Não obstante, não atingimos nossa meta, que era de uma colocação melhor do que a obtida em 2012. De qualquer forma, claramente diminuímos a distância técnica em relação às melhores equipes do país”, avalia o presidente do clube, Luis Francisco Flores.

Agora, a direção começa a planejar o Super 10 2013, já com a compreensão bem clara do que precisa ser feito para ambicionar galgar um novo degrau no torneio. “A principal lição que fica é que todo o rugby brasileiro está evoluindo tecnicamente, não basta apenas fazer o que todos estão fazendo. Se queremos diminuir diferenças e subir novos degraus temos que fazer também o que os outros clubes ainda não estão fazendo. Esse é o norte que guiará a direção do clube para o planejamento da temporada de XV de 2014”, ressalta o presidente.

XV dá lugar ao sevens

Apesar da eliminação na primeira fase do Super 10, o Farrapos ainda terá a chance neste ano de agregar um novo feito inédito ao seu histórico, porém, em outra modalidade, a olímpica. Nos meses de novembro e dezembro será disputado o Circuito Gaúcho de Sevens. Campeão em 2011 e 2012, o Farrapos precisará pelo menos do vice-campeonato para conquistar uma das duas vagas do Estado para o Brasil Sevens, principal campeonato da modalidade no país. Em 2012, o time obteve a quinta posição no Brasil Sevens, melhor resultado da sua história no torneio. Neste ano, o objetivo é figurar entre os quatro primeiros. “Na temporada passada tivemos uma excelente ascensão no Brasil Sevens com a vitória sobre o Spac na disputa do quinto lugar. Nossa meta, neste ano, é subir esse degrau”, ressalta Flores.

A abertura do Circuito Gaúcho está agendada para os dias 23 e 24 de novembro, em Novo Hamburgo. Nos dias 30 e 31 de novembro as partidas serão disputadas em Estrela e a etapa final ocorrerá nos dias 7 e 8 de dezembro, no estádio da Montanha, em Bento Gonçalves.

Super 10 – semifinais

Dia 6 de outubro, no estádio do Ibirapuera, em São Paulo (SP)

Pasteur x Bandeirantes
Spac x São José 

 

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também