Feira Abrace o Produtor Rural reúne centenas de pessoas em Bento

O evento reuniu agricultores dos distritos de Faria Lemos e Tuiuty, algumas das áreas mais atingidas pelas fortes chuvas

Feira Abrace o Produtor Rural reúne centenas de pessoas em Bento
Foto: Rodrigo De Marco

A manhã gelada do sábado, 25/05, em Bento Gonçalves, foi aquecida pela solidariedade. Centenas de pessoas participaram, na Via del Vino, da Feira Abrace o Produtor Rural.

O evento reuniu agricultores dos distritos de Faria Lemos e Tuiuty (algumas das áreas atingidas pelas fortes chuvas), para comercializarem a ampla variedade de seus produtos junto à comunidade.

Pães, bolos, biscoitos, doces, vinho, frutas, suco de uva e outros foram alguns dos produtos vendidos por 17 empreendimentos participantes. A realização foi da prefeitura de Bento, por meio da secretaria de Desenvolvimento da Agricultura. 

Segundo o Executivo, o evento é o ponto de partida da retomada de auxílio aos produtores, fomentando as agroindústrias e produtores rurais dessas localidades através do apoio e incentivo.

O prefeito Diogo Siqueira (PSDB) salientou a alegria que o momento trouxe. “Estou extremamente feliz que a população abraçou a feira. Essa é a retomada da agricultura, do nosso interior. Obrigada à população e aos agricultores, neste momento difícil está todo mundo aqui prestigiando, mostrando a força da nossa população, a força de Bento Gonçalves”, disse.

“Estamos trancados porque não tem rodovia, está tudo obstruído. O nosso negócio está fechado e por isso no momento eu e minha esposa estamos desempregados. Essa é nossa única fonte de renda, 100% da renda nisso. É um negócio de família de mais de 30 anos. A nossa casa está interditada, e por isso estamos morando na cidade neste momento. […] Vendemos doces, salgados, vinho, chimia, rapadura, um pouco de tudo. Essa feira foi uma iniciativa muito boa da prefeitura. É um momento de faturar, fazer um dinheiro para família e pagar as nossas contas fixas. Essa feira é a maior oportunidade de venda no momento. Estimamos que perdemos em torno de 90% de venda que costumávamos fazer, e por isso agora é uma espécie de recomeço”, disse Evandro Vigo, um dos expositores.