Feira Internacional de Vinhos deve fortalecer Serra Gaúcha no cenário mundial

Os olhos do mundo do vinho estarão voltados para Bento Gonçalves entre os dias 26 e 29 de setembro. Pela primeira vez a cidade será sede do Wine South America, uma Feira Internacional de Vinhos, que deve reunir cerca de 250 expositores e atrair mais de 10 mil visitantes nos pavilhões do Parque de Eventos. 

Promovido pela gigante italiana Milanez & Milaneze, que é subsidiária da também italiana e reconhecidíssima do setor Veronafiere, o evento ganhou ainda mais força depois do anúncio do fim de uma das principais feiras de vinho do Brasil, a Expovinis, anualmente realizada em São Paulo. Com isso, a Wine South America se torna referência para quem busca fomentar negócios e expansão.
Na última sexta-feira, dia 2, os organizadores reuniram mais de 300 convidados no Centro Empresarial de Bento Gonçalves para o lançamento oficial e o clima foi de otimismo. “Estamos muito confiantes na proposta da feira, de promover os vinhos, espumantes e sucos produzidos no Brasil em âmbito global. O setor tem grande potencial de negócios e expansão, bem como seu enoturismo, que é outra força a ser trabalhada para transformar o evento em uma experiência única para os visitantes”, diz Alberto Piz, diretor da Milanez & Milaneze.

A feira também será uma alavanca para aumentar o consumo interno de vinhos e espumantes, que no Brasil fica abaixo da média da América Latina, na avaliação do presidente do Grupo Veronafiere, Maurizio Danese, “A Serra Gaúcha é um território belíssimo, com excelentes vinícolas. O enoturismo, sem dúvida, é uma ferramenta importante para atrair compradores para os produtos da região. A feira vai ajudar a mostrar todos esses atrativos ao mundo”, disse. A feira assume, também, particular relevância ao unir forças brasileiras e italianas. “O Rio Grande do Sul representa muito da força do mercado vinícola no Brasil, do mesmo modo que o Vêneto representa na Itália. Encontros como esse são importantes para estreitar os laços comerciais entre as duas regiões, que têm no vinho uma de suas características especiais”, disse o Embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini.

Parcerias

Outro ingrediente essencial para o sucesso da Wine South America 2018 é a rede de alianças já consolidadas. A importância da soma de força foi uma das tônicas destacadas pelo governador José Ivo Sartori em sua mensagem durante a solenidade. “Esse evento vai, com certeza, marcar a história como um grande passo de evolução nessa área, movimentando toda a cadeia produtiva do vinho, espumantes e sucos, bem como o turismo da região. A Feira Internacional do Vinho tem um desafio, que vai depender muito do trabalho e da unidade de todos: mostrar o que é feito no Rio Grande do Sul, que responde por 90% da produção nacional, sendo a Serra Gaúcha o grande polo do setor”, destacou.

A Wine South America tem a expectativa de reunir empresas produtoras nacionais e internacionais de vinho, prestadoras de serviços e fabricantes de máquinas, equipamentos e acessórios. A feira abre espaço, também, para produtores de café, de cachaças e destilados, e olivicultores. Esses atrativos devem ser visitados por importadores, distribuidores, profissionais da área, apreciadores, consumidores, pesquisadores e estudantes. 

Os visitantes poderão apreciar degustações, assistir a premiações e participar de treinamentos e palestras conduzidas por profissionais que são referência no mercado nacional e internacional. Outro destaque serão os Projetos Comprador e Imagem, em parceria com o Ibravin. O primeiro prevê a participação de compradores internacionais; já o segundo, a vinda de jornalistas estrangeiros – ações combinadas abrindo mercado para negócios com países como Chile, China, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Paraguai, Peru, Reino Unido, dentre outros.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também