Feira Livre: Bento estipula redução de 50% no número de feirantes
A prefeitura de Bento Gonçalves anunciou nesta quinta-feira, 16/07, a redução de 50% no número de agricultores participantes da Feira Livre do Produtor Rural, realizada semanalmente aos sábados. O motivo é a classificação de alto risco de contágio pelo novo Coronavírus, determinado pela bandeira vermelha no modelo de distanciamento controlado do estado. Dessa forma, até que a bandeira volte à cor laranja, as feiras ao sábado permanecerão com 50% dos feirantes. As demais manterão sua capacidade total, pois já haviam sido reduzidas inicialmente pela administração municipal.
Neste sábado, 18/07, serão priorizados os agricultores que, originalmente, ficam ao lado esquerdo da feira. Já no próximo, se mantida a bandeira vermelha, poderão participar os feirantes do lado direito.
A medida não foi bem aceita por agricultores que dependem da feira para dar vazão aos seus produtos. “Faz nove anos que eu vivo exclusivamente das feiras. Então eu pergunto, como vou segurar meus produtos prontos para vender sábado que vem? Eu estou desde quarta passada sem energia elétrica, então como vou guardar meus produtos? Vou perder tudo”, lamenta um agricultor do Vale dos Vinhedos.
O profissional também participa das feiras ecológicas das terças e sextas-feiras, mas garante que elas não serão suficientes para vender todos os alimentos colhidos nesta semana. “Não vou conseguir vender tudo amanhã. Sempre sobra metade, mais ou menos, para vender no sábado. Estamos falando de produto essencial. Querem restringir as pessoas de terem acesso a produto fresco e querem que a gente coloque produto fora?”, desabafa.
Na opinião do agricultor, a aglomeração será ainda maior, pois haverão menos bancas e o mesmo número de pessoas para adquirir os produtos. "É a mesma coisa se tivesse apenas um supermercado aberto. Mas como têm vários, acaba distribuindo o consumidor e não dá aglomeração", compara.
Produtos colhidos pelo agricultor nesta semana. Foto: Arquivo pessoal