Feminino busca confirmar a boa primeira impressão

A equipe feminina do Bento Vôlei volta à quadra neste sábado, dia 6, com o desafio de ratificar a boa impressão deixada no primeiro jogo oficial após seis temporadas sem atividades. O time foi a Porto Alegre no último domingo, dia 31, e acabou derrotado pela Sogipa por 3 sets a 2. Contudo, contrariou prognósticos e encarou o atual campeão e maior vencedor da história do torneio de igual para igual.

As comandadas do técnico Mauricy Jacobs foram bastante resistentes às pentacampeãs, do início ao fim, e só acabaram superadas no tiebreak. A Sogipa venceu o primeiro set por 25 a 23. No segundo, o Bento sobrou em quadra e levou a melhor por 25 a 17. O equilíbrio voltou nos três sets seguintes. A Sogipa retomou a vantagem com um novo 25 a 23. No quarto e mais disputado, o Bento fez 27 a 25 e levou o duelo para o quinto e derradeiro set, quando sentiu o desgaste e acabou superado por 15 a 11.

A exigência imposta ao principal candidato ao título deixa o Bento com boas perspectivas para a continuidade no campeonato, considerando que a preparação foi bastante limitada e o planejamento da comissão técnica prevê um crescimento gradual ao longo do torneio. “Estamos bastante satisfeitos, pelo pouco tempo de trabalho, algumas jogadoras só treinam nos finais de semana. A equipe demonstrou um padrão bom e mostrou que tem condições. O que nos falta é ritmo para que não percamos tantos pontos de maneira até um pouco infantil. Acabamos errando alguns pontos fáceis por esta falta de ritmo, as atletas vão cansando durante o jogo. No quarto e quinto sets, já não têm mais tanta força, e o poder de raciocínio diminui um pouco, isso é normal. Tudo isso influenciou por ser o primeiro jogo”, analisa o treinador, ressaltando fundamentos que ainda devem ser lapidados. “Ficou muito evidente que nosso saque e recepção têm que ter uma atenção especial para os próximos jogos. Não saiu como o esperado, mas, pela qualidade das jogadoras, a equipe tem condições de melhorar esses aspectos”, confia.

No segundo compromisso no torneio, agendado para este sábado, dia 6, a equipe terá pela frente o Grêmio Náutico União, a partir das 18h, novamente em Porto Alegre. Para este confronto, a novidade pode ser a levantadora Thainã, em fase final de recuperação de uma entorse no tornozelo. O adversário ainda está invicto no torneio e divide a liderança com a Sogipa. Para Mauricy, entretanto, é possível novamente surpreender e voltar para casa com a primeira vitória na competição. “O União não é um adversário tão forte quanto a Sogipa, mas também vai jogar em sua casa. Elas não participaram do Estadual no ano passado, mas vêm jogando, então vamos ter que lutar muito para ganhar delas. Porém, acredito que a Sogipa tem mais poder de ataque e bloqueio que o União. Claro que cada jogo é uma história e vamos ter que ver se conseguiremos repetir o que foi bem feito na estreia e corrigir o que erramos”, afirma.

Masculino

O Campeonato Gaúcho de Voleibol Masculino começará neste sábado, dia 6, com o confronto entre Voleisul e Sest/Senat, em Novo Hamburgo. O Bento Vôlei/Isabela estreará apenas no dia 26 de setembro, contra o Voleisul, no Ginásio Municipal de Esportes. Na sequência, enfrentará o Sest/Senat, no dia 04 de outubro, fora; o Canoas, no dia 09 de outubro, em casa; o Voleisul, no dia 18 de outubro, fora; o Sest/Senat, no dia 26 de outubro, em casa; e fechará participação na primeira fase contra o Canoas, no dia 30 de outubro, fora.

Na primeira fase, os quatro times se enfrentarão em turno e returno. O primeiro colocado terá pela frente, nas semifinais, o quarto; enquanto o segundo jogará contra o terceiro, em playoffs de três partidas.  

Ulbra e Unisinos, com três títulos cada, são os maiores vencedores da história do torneio. Também já levaram a taça o Canoas (2), Grêmio Náutico União (2), Sogipa (2), UCS (2), Sinodal, Esportivo, UPF e Liberato.

Antes da estreia, o Bento fará dois amistosos contra o Bolívar, da Argentina, nos dias 11, no Ginásio Municipal de Esportes; e 12, em Nova Petrópolis.