Fenachamp inicia no dia 6 de outubro

Mais de 90% da produção nacional de espumantes e moscatéis estará reunida em Garibaldi, entre os dias 6 e 30 de outubro. Além de fortalecer o setor no exterior, a Festa Nacional do Champanha 2011 vai reunir a tradição da colonização italiana e agroindústrias familiares em uma vila típica, diversificada gastronomia, shows, feira comercial e industrial, possibilitando ao visitante conhecer a cultura, os costumes e as atrações turísticas da região e participar de cursos de degustação de espumantes e gastronomia. Comemorando 30 anos, a Fenachamp chega em 2011 à sua 12ª edição aguardando um público de 80 mil pessoas.

Ao realizar o maior sabrage coletivo do mundo, esta edição da festa vai entrar no Livro dos Recordes, com a participação de 220 pessoas. O sabrage foi concebido no princípio do século XIX quando, conforme a tradição francesa, para celebrar suas vitórias, Napoleão Bonaparte realizava a degola das garrafas de champanha com um único golpe de seu sabre. Hoje, este ritual persiste vivo e continua sendo usado para solenizar grandes momentos.

O tema da festa, “Da terra nasce a magia que explode em alegria”, fazendo referência desde o terreno onde é plantada a uva, a magia do espumante, a peculiaridade da explosão, até a alegria por ele proporcionada.

História da Festa

A Fenachamp foi criada em junho de 1979, por meio de um contrato entre a Prefeitura Municipal de Garibaldi, o Centro de Indústrias Fabril e a Associação Comercial. O presidente da sociedade deveria trocar de dirigente a cada três anos.

A primeira ação tomada pela sociedade foi a realização do 1º Festival Colonial Italiano, que tinha por objetivo difundir a cultura de Garibaldi, além de buscar auxílio para a consumação de um sonho mais grandioso: a primeira Festa Nacional do Champanha.

Foi em julho de 1981, que o sonho concretizou-se, quando foi realizada a primeira Fenachamp, que buscava promover a indústria do Champanha e os demais produtos da indústria vitivinícola e componentes afins. A partir disso, Garibaldi fez da sua festa um grande evento nacional, que foi crescendo a cada nova edição, atraindo cada vez mais visitantes, que procuram os encantos que a Terra dos Espumantes tem a oferecer.

Atrações especiais

Vila típica Italiana

A “Vila Típica Italiana” acontecerá durante o horário da Fenachamp 2011, em uma bela e rústica área do Parque da Fenachamp. Neste local, onde o culto à natureza e às coisas provenientes da terra faz-se intenso, uma vasta programação de atividades propiciará aos turistas e aos visitantes o privilégio de provar os mais saborosos produtos da região e da agricultura familiar. Diversão, comida e cultura italiana misturam-se na “Vila Típica Italiana”, gerando um sentimento singular de exultação, nostalgia e emoção.

Palco  e igreja

O palco da “Vila Típica Italiana” é um legítimo coreto apto a receber artistas locais do meio rural com apresentações culturais e folclóricas. Na capela da “Vila Típica Italiana”, você encontrará rezas e ladainhas de corais das comunidades e missas em dialeto vêneto.

Recreação para as crianças

A Fenachamp conta com dois espaços para a recreação: um dirigido para as crianças menores de cinco anos e outro para os maiores de cinco anos.

O primeiro espaço, ministrado pela secretaria da educação, é totalmente gratuito e conta com monitores especializados para atender as crianças.

O segundo é um espaço pago e conta com diversos brinquedos, como piscinas com bolinhas, brinquedos infláveis, entre outros.

 

Serviço:

Fenachamp 2011 – de 6 a 30 de outubro

Local: Pavilhões da Fenachamp  Garibaldi

Horários: sábados e domingos das 11h às 24h e sextas das 18h às 24h

Mais informações:
 www.fenachamp.com

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Orkut: http://www.orkut.com.br