Fenavinho deve voltar em 2017
Quatro anos depois da última edição, a Festa Nacional do Vinho (Fenavinho) dá sinais de que pode, enfim, ser retomada. Na noite desta segunda-feira, na Fundação Casa das Artes, a prefeitura apresentou a proposta de que a 16ª edição do evento seja realizada em 2017, ano do cinquentenário. Os próximos meses seriam de planejamento e formação de comissões que trabalhariam em diversas frentes – a escolha das soberanas e o lançamento oficial seriam em 2016.
A definição do ano ímpar respeita um “acordo de cavalheiros” firmado com a Festa da Uva, de Caxias do Sul, para que os eventos vizinhos ocorram em datas alternadas. Até lá, entretanto, além de seguir renegociando as dívidas de 2011, a Fenavinho terá que encarar uma mudança estatutária para deixar de ser uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) e permitir que o Poder Público tenha uma participação mais efetiva na execução do projeto. “Esse momento é histórico, tanto como foi lá nos idos de 1966 (quando foi trabalhada a criação da Fenavinho), e falta muito pouco para concretizarmos”, afirmou o otimista Moysés Michelon, presidente da primeira edição da festa, promovida em 1967.
O relatório da série de reuniões realizadas pela administração municipal desde o ano passado, com entidades e pessoas ligadas à Fenavinho, foi apresentado pelo secretário de Cultura, Jovino Nolasco. O documento aponta o verão, época da colheita da uva, como o período indicado para a realização da próxima edição e trabalha com quatro “módulos” que receberão as atividades: os pavilhões do Parque de Eventos, o Centro da cidade – inclusive com vinho encanado e desfiles temáticos –, as comunidades do interior e as vinícolas.
Reportagem: Jorge Bronzato Jr.
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.