Fenavinho deve voltar somente em 2019

Seis anos após a última edição, a retomada da Festa Nacional do Vinho (Fenavinho) – que chegou a ser prometida para este ano – ainda é incerta. Ao que tudo indica, ela só deve voltar na vindima de 2019, respeitando o “acordo de cavalheiros” firmado com a Festa da Uva, de Caxias do Sul, que definiu a realização do evento em Bento Gonçalves nos anos ímpares, alternando as comemorações. Às vésperas de completar 50 anos da festa que foi um divisor de águas na história de Bento Gonçalves, Poder Público e entidades se unem para programar homenagens à primeira edição, realizada em 1967.

Em maio de 2015 a volta da “festa-mãe” no ano do cinquentenário chegou a ser proposta. Os próximos meses seriam de planejamento e formação de comissões, que trabalhariam em diversas frentes, incluindo uma escolha das soberanas em 2016. A empolgação inicial, entretanto, esbarrou nas restrições do período eleitoral. Transformada em uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) em 2010, a festa precisou mudar novamente o seu estatuto para possibilitar a intervenção do Poder Público, o que foi concluído apenas em dezembro, inviabilizando a retomada para este ano. A última edição, realizada em 2011, deixou uma dívida de cerca de R$ 1,2 milhão. 

Na última semana, representantes de cerca de 40 entidades reuniram-se para dar início ao projeto de comemoração do cinquentenário. No encontro foi apresentado um selo comemorativo a ser inserido em todos os materiais produzidos pelos eventos que apoiarem a celebração e que fará parte do uniforme do Clube Esportivo para a temporada deste ano.

Segundo o secretário de Turismo, Gilberto Durante, a ideia é captar pelo menos 50 eventos e fechar uma extensa programação para este ano. “A ideia foi bem aceita, porque todos sabem da importância da nossa festa-mãe”, pondera. As entidades têm até o dia 6 de março para encaminhar suas ações comemorativas, mas algumas delas já foram anunciadas. A ExpoBento, por exemplo, propõe um resgate histórico com o espaço Salão Fenavinho 50 anos, no pavilhão F do parque de eventos. De 15 a 18 de junho, haverá uma série de atrações, como shows, minicinema, exposição fotográfica, exposição dos vestidos das soberanas, espaço para jogos típicos e pontos de culinária típica italiana. A Sparkling Night Run, tradicional corrida noturna que neste ano que será realizada no dia 11 de novembro, também terá como enfoque o cinquentenário, assim como a 25ª Avaliação Nacional de Vinhos, marcada para o dia 23 de setembro. A Associação de Turismo de Faria Lemos já sinalizou que homenageará a festa durante a Sagra Trevisana Di Faria Lemos, promovida pela entidade.

Entre as homenagens propostas pela prefeitura estão definição das Bodas de Ouro da festa como tema da Semana da Pátria do município e do desfile de aniversário de Bento Gonçalves, em outubro. Além disso, a prefeitura programa a realização de exposição fotográfica relembrando a trajetória da Fenavinho.

Casa do Vinho

Outra novidade é a revitalização da Casa do Vinho, no Centro, ao lado da nova La Fontana. O local ficou famoso pelo vinho encanado servido durante as edições da Fenavinho e atualmente é ocupado por artesãos em esquema de rodízio. Conforme Durante, será uma reforma geral. O espaço será mais bem estruturado, sendo fechado com vidros e prevendo instalação de um pequeno bistrô. A previsão é que o edital para a reforma seja lançado em breve.