Fenavinho: história da festa que mudou Bento Gonçalves é contada em escolas municipais

Palestras em escolas públicas de Bento Gonçalves ampliam o conhecimento de estudantes sobre a história da Festa Nacional do Vinho

Fenavinho: história da festa que mudou Bento Gonçalves é contada em escolas municipais.
Fabiano Mazzotti apresenta a história da Fenavinho durante palestras em escolas municipais de Bento Gonçalves.

Bento Gonçalves (RS) – Quatro escolas de Bento Gonçalves integraram um roteiro de palestras sobre a narrativa histórica da Fenavinho, evento diretamente responsável pela evolução social e econômica do município. A iniciativa integra o conjunto de ações do projeto aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) para a produção do livro Fenavinho – Mais do que uma festa, de autoria dos jornalistas Fabiano Mazzotti e Itacyr Giacomello.

Conduzidas por Fabiano Mazzotti, proponente do projeto, as palestras ocorreram entre os dias 5 e 10 de dezembro nas escolas municipais EMEM Alfredo Aveline, EMEF Princesa Isabel, EMEF Maria Margarida Zambon Benini e EMEF Fenavinho. Ao todo, os encontros reuniram mais de 200 estudantes e cerca de 20 professores.

Com duração aproximada de 60 minutos, as palestras permitiram que Mazzotti apresentasse o significado da Fenavinho para a sociedade local. Além disso, os encontros buscaram despertar o interesse dos estudantes pela história do município.

Além da apresentação do livro, lançado em junho de 2025 durante a 20ª edição da Fenavinho, Mazzotti apresentou os fatos mais significativos do evento com riqueza de detalhes e destacou o caráter coletivo da construção da obra inédita. A relevância do livro para Bento Gonçalves e a necessidade de conhecer a história do local onde se está inserido também foram abordadas nos encontros, que integram as ações de contrapartida social do projeto, financiado por empresas locais por meio da renúncia fiscal do Imposto de Renda.

As palestras somam-se ao plano de distribuição de livros previsto no projeto, que contribuiu para que escolas de Bento Gonçalves e bibliotecas públicas de municípios vizinhos recebessem, gratuitamente, exemplares da obra. No total, 35 cidades receberam livros entregues diretamente pelo jornalista Fabiano Mazzotti. Da tiragem de 2.000 exemplares, 800 unidades foram destinadas a patrocinadores, imprensa, escolas, bibliotecas públicas e prefeituras.

Enviar pelo WhatsApp:
VER MAIS NOTÍCIAS