Feriado de homenagens à Pátria

Nesta sexta-feira, 7 de setembro, é dia de prestar homenagens à Pátria. O tradicional desfile cívico será novamente realizado na Via Del Vino, no centro da cidade, na parte da manhã, com início às 9h. Neste ano serão 23 entidades participantes – incluindo militares, grupos escoteiros, escolas e o 6º Batalhão de Comunicações (6º BCom), que fará o encerramento da solenidade. 

As comemorações têm como tema nacional o Projeto Rondon. No Estado, as homenagens serão para o Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul. Já o tema escolhido pelo município é “Solidariedade: valor que transforma uma comunidade”. Em caso de más condições climáticas, o desfile será cancelado. 

Semana da Pátria

Principal ícone da Semana da Pátria, o fogo simbólico chegou à Via Del Vino na manhã do último sábado, dia 1º. A chama, que se encontrava no 6º BCom, foi conduzida ao centro da cidade por um grupo de militares. Desde então, diariamente são realizadas sessões cívicas para hasteamento e arriamento da bandeira, com presença de escolas e entidades. Ao final do desfile cívico desta sexta, haverá a troca da Chama da Pátria pela Chama Crioula, dando início aos Festejos Farroupilhas.  

Trânsito alterado

Nesta sexta-feira, dia 7, o trânsito na área central estará parcialmente interrompido a partir das 5h, com previsão de liberação às 12h. As entidades participantes farão a concentração a partir das 8h, nas ruas Estefânia Pasquali Eder, Marechal Floriano, General Osório, Barão do Rio Branco e Félix da Cunha. 

O desfile passa pela rua Marechal Floriano, seguindo pela Marechal Deodoro, no trecho entre a General Osório e a Dr. Montaury. Todos os acessos às vias em que o evento ocorre estarão bloqueados. A dispersão será pelas ruas Gomes Carneiro, Humaitá e Assis Brasil.
Os semáforos localizados nos cruzamentos das ruas Ramiro Barcelos com Saldanha Marinho, Ramiro Barcelos com Júlio de Castilhos e Ramiro Barcelos com Assis Brasil estarão operando em modo intermitente. Todos os bloqueios estarão devidamente sinalizados e monitorados.

Ônibus 
Devido ao bloqueio da rua Barão do Rio Branco com a Cândido Costa, o ponto de ônibus localizado na praça Centenário será transferido para rua Cândido Costa, perto do posto de combustíveis. Os ônibus serão direcionados pela rua Cândido Costa em direção à Dr. Casagrande, sentido bairro Cidade Alta. Já o terminal da rua Júlio de Castilhos  será redirecionado para o lado direito da via, entre a José Mario Mônaco e a Ramiro Barcelos.

Táxi
O ponto de táxi da rua Marechal Deodoro será deslocado para a Barão do Rio Branco, enquanto que o ponto da Cândido Costa terá carros na frente do Sesc e o da General Osório, para a frente da farmácia Tachimed.