Festival do Moscatel deve ser anual

A segunda edição do Festival do Moscatel terminou no último domingo, dia 20, junto à 20ª Fenakiwi, em Farroupilha. O evento enogastronômico recebeu aproximadamente dois mil visitantes, que consumiram mil garrafas de vinhos, espumantes e frisantes moscatéis. O sucesso dessa edição possibilita a realização anual a partir de 2013. “Superamos o público da primeira edição e obtivemos retornos muito positivos dos participantes, que comprovam a aceitação do formato do evento e que nos levam a estudar a possibilidade de tornar o evento anual”, comenta o presidente da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Tiago Tonini.          

A alternativa apontada pelo prefeito Ademir Baretta é de que o Festival do Moscatel ocorra em 2013 junto ao Encontro de Tradições Italianas (Entrai), em Nova Milano – 4º distrito de Farroupilha, evento realizado a cada dois anos, alternadamente à Fenakiwi. Contudo, a realização do Festival do Moscatel de forma independente será avaliada pela prefeitura e Afavin. Seja de forma independente, seja atrelado aos eventos municipais já existentes, o Festival do Moscatel, para o secretário de agricultura Nestor José Zanonato, é parceria que deu certo entre poder público e associação de produtores. “Um evento que em apenas duas edições já lida com a necessidade de expansão pode ser considerado consolidado”, acrescenta.

O 2º Festival do Moscatel ofereceu aos visitantes da Fenakiwi vinhos, espumantes, frisantes, sucos de uva e farta gastronomia à vontade, em espaço reservado. As bebidas foram fornecidas por sete vinícolas expositoras, associadas à Afavin – Adega Chesini, Basso Vinhos e Espumantes, Cave Antiga Vitivinícola, Cooperativa Vinícola São João, Vinícola Colombo, Vinícola Perini e Vinícola Tonini.

A expectativa é de que o festival seja, nos próximos anos, mais um expressivo evento a conferir visibilidade e atrair turistas à Serra Gaúcha. O evento tem por objetivo divulgar em âmbito nacional o posto ocupado por Farroupilha de maior produtor brasileiro de uvas moscatéis. A iniciativa é estimulada pelo projeto que visa obtenção de indicação geográfica para Farroupilha, em desenvolvimento junto com a Embrapa Uva e Vinho e contou em sua segunda edição com o apoio do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) – Vinhos do Brasil.

Visitantes apontam diferenciais

O ponto alto destacado pelos visitantes foram as acomodações para sentar-se. “Minha turma sai do Festival do Moscatel satisfeita, principalmente pelo conforto proporcionado tendo lugares para sentarmos. Podendo apreciar dessa forma toda essa variedade de comidas e de bebidas de qualidade, com certeza vamos voltar em todas as edições”, enfatiza o guia de turismo Alberto Carlos Freitas Alegre, que trouxe um grupo de 40 pessoas da capital gaúcha para conferir a proposta.

O casal porto-alegrense Salete Piccinini Gonçalves e Jorge Fernando Gomes, visitantes assíduos de festas do interior, também aprovou a nova proposta. “Um ambiente exclusivo, aconchegante e acolhedor, com lugar para sentar-se, esse é um grande  diferencial”, aponta Gomes.

Alexandre Tancini, de Bento Gonçalves, e a paranaense Juliana Porto, que atualmente reside em Caxias do Sul, surpreenderam-se com a estrutura do evento. “Superou nossa expectativa. O ambiente ideal para degustar bons vinhos e espumantes”, parabenizam.

O festival teve até visitantes internacionais. As estudantes Agostina de la Mano e Carolina Rusconi, de Buenos Aires, gostaram sobretudo da combinação entre os doces e o espumante moscatel.

 

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA