Fetrameiag-RS mobiliza categoria em manifestação

A categoria metalúrgica mostrou, mais uma vez, seu poder de mobilização em defesa dos direitos da classe trabalhadora realizando uma passeata contra a terceirização na atividade-fim e, também, algumas políticas econômicas do Governo Federal. A ação ocorreu na tarde de quinta-feira (25), em Porto Alegre, promovida pela Federação Estadual dos Trabalhadores Metalúrgicos, Mecânicos, Material Elétrico, Eletrônico Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul (Fetrameiag-RS), ligada à Força Sindical. Cerca de 450 pessoas, entre profissionais e estudantes, participaram das atividades, incluindo representantes dos sindicatos dos trabalhadores nas indústrias metalúrgicas, mecânicas e de material elétrico integrantes da Fetrameiag-RS, envolvendo as entidades de Bento Gonçalves, Estrela, Gravataí, Montenegro, Santiago, Taquara, Uruguaiana e Ibirubá.

O protesto iniciou com concentração no Largo Glênio Peres e seguiu com caminhada coletiva até a Assembleia Legislativa, onde ocorreu uma audiência pública sobre o tema da terceirização. Na oportunidade, as lideranças sindicais aproveitaram a presença do Senador Paulo Paim para expor suas reivindicações em prol da categoria. A Fetrameiag-RS reforçou seu posicionamento com relação ao projeto de lei (PL) 4330/2004, que regulamenta contratos no mercado de trabalho – conhecido como Lei das Terceirizações.

“Entendemos essa medida como um retrocesso que terá como consequência a perda de direitos por parte dos trabalhadores, na medida em que amplia a terceirização para qualquer área da empresa, inclusive atividade-fim. Os terceirizados, em geral, não têm os mesmos direitos dos demais trabalhadores, como assistência médica, alimentação e transporte”, pondera o presidente da Fetrameiag-RS e do Stimmme-BG, Elvio de Lima. Outros aspectos negativos associados são o fim dos acordos coletivos e da aposentadoria, diminuição dos salários, aumento dos acidentes de trabalho, entre outros.

O texto do projeto de lei foi aprovado por 324 votos a 137 na Câmara dos Deputados, no dia 8 de abril, e agora aguarda tramitação no Senado. “A Fetrameiag-RS vai lutar pela preservação das conquistas dos trabalhadores”, garante Elvio.

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.