Fetrameiag-RS reúne cerca de 100 participantes
Os olhos do sindicalismo – especialmente o relacionado às categorias metalúrgica, mecânica, de material elétrico, eletrônico e implementos agrícolas – estiveram voltados para Bento Gonçalves durante a última sexta-feira, dia 21. Nessa data, cerca de 100 convidados vindos de diversos polos do Rio Grande do Sul e também de fora do Estado estiveram no Hotel Viverone e assistiram à programação do primeiro seminário promovido pela Fetrameiag-RS.
“Ficamos muito satisfeitos com a adesão dos participantes e com a mobilização dos representantes da categoria em busca de atualização e renovação de conhecimentos. Temos a certeza de que esse tipo de iniciativa vai contribuir para o fortalecimento dos sindicatos e se traduzir em mais conquistas para os trabalhadores”, disse o presidente da Fetrameiag-RS e do Stimmme-BG, Elvio de Lima.
A discussão do tema ‘Utilização das Normas Internacionais do Trabalho pelas Entidades Sindicais em favor da categoria representada’ trouxe gabaritados palestrantes. Entre eles, a pesquisadora e professora de pós-graduação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutora pela Universidade de Roma Tor Vergata (Itália), Maria Rosária, que palestrou sobre os Princípios Fundamentais da OIT e obrigação de cumprimento pelos países membros.
Na sequência, foi a vez do advogado trabalhista, mestre em Direito pela UFPR, professor da Universidade Federal do Paraná e bolsista da OIT em Turim/Itália e Lima/Peru, componente do grupo de Bolonha, Sandro Lunard, abordar o assunto dos atos antissindicais e seu sistema legal repressivo na legislação nacional e internacional, com análise de casos no Comitê de Liberdade Sindical da OIT e na jurisprudência brasileira. Por fim, o Desembargador e professor associado da UFMG e professor adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas, Márcio Túlio Viana, falou a respeito das normas internacionais do trabalho e a sua efetividade nos estados membros.
Para saber mais detalhes sobre os conteúdos apresentados, basta acessar o site: www.fetrameiag-rs.com.br.
Relevância regional
De acordo com dados do PIB de Bento Gonçalves, o setor metalmecânico vem crescendo continuadamente para o fortalecimento da economia de toda a microrregião – num rol de contribuições que envolve, também, o aspecto social. “Sabemos da importância desse segmento para o município e, especialmente, da participação das entidades sindicais, garantindo a satisfação dos trabalhadores e permitindo sua colaboração para o desenvolvimento da comunidade”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Leandro José Santarossa.
Para que esses resultados mantenham sua trajetória crescente, é importante dar continuidade e incentivar as ações de qualificação e troca de conhecimento entre os representantes do setor. “O trabalho realizado nesse seminário certamente vai gerar bons frutos para todos”, acrescentou o presidente da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, Valdecir Rubbo.
Siga o SerraNossa!
Twitter: http://www.twitter.com/serranossa
Facebook: Jornal SerraNossa
Orkut: http://www.orkut.com.br