Fiema Brasil encerra evidenciando sua relevância para a cadeia ambiental

Maior feira ambiental do sul do país já agendou a realização de sua 10ª edição para 2025

Fotos: Augusto Tomasi

A Fiema Brasil encerrou na quinta-feira, 11/05, após três dias promovendo negócios, networking, conhecimento e tecnologia, anunciando um novo compromisso: sua 10ª edição, marcada para os dias 20, 21 e 22 de maio de 2025.

A projeção da futura feira vem embasada no sucesso dos resultados desta edição, que foi visitada por cerca de 9 mil pessoas.

A Fiema 2023 foi a edição da retomada. A maior feira ambiental do sul do país reapareceu após cinco anos, em razão das exceções provocadas pela pandemia, cumprindo toda expectativa que o tempo de espera lhe impôs.

“Chegamos ao fim da Fiema superando as nossas expectativas, tanto na questão de visitantes quanto de programação. Foi uma feira eclética, com seminários, palestra, expositores, Arena de Startups, uma edição muito focada em tecnologia, o que agradou a público e expositores. Renovamos o convite para que todos estejam conosco em 2025”, disse o presidente da 9ª Fiema Brasil, Jonas Brevia.

Nos corredores, cerca de 100 empresas mostraram as mais diversas soluções em gestão de resíduos, tratamento de efluentes, produção de energia solar e softwares para as mais diversificadas necessidades. Os resultados disso tudo foram negócios.

Pela primeira vez, a feira foi palco da promoção de uma sessão de negócios organizada pelo Sebrae. A proposta reuniu cerca de 80 empresas que apresentaram a 11 âncoras, em espécie de pitches, seus produtos e serviços. Cada uma delas tinha cerca de um minuto para isso, e depois faziam o mesmo processo até passar por todas as âncoras.

O evento ainda entregou uma programação de conteúdo com mais de 30 palestras e painéis. No último dia, por exemplo, estiveram no palco nomes como Daniel Ely, da Randoncorp, e o coautor do best-seller “Gestão do Amanhã”, Sandro Magaldi. “A programação da arena foi de alto nível, prova disso foi que a arquibancada esteve sempre lotada”, disse Meyer.

As novidades também rondaram o tradicional FiemaCon, espaço de conhecimento da feira, com a realização de congresso e seminários. Neste ano, duas atrações inéditas foram agregadas à programação, o 1º Seminário de Construções Sustentáveis e o 1º Simpósio Gaúcho de Recuperação Energética de Resíduos Sólidos Urbanos. Esse último rendeu um dos grandes legados da nona edição do evento. A Proamb e a Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (Abren) apresentaram um plano de gestão de resíduos ao governo do Estado capaz de reduzir em 80% a emissão de gases de efeito estufa no Rio Grande do Sul.