Filme “Marte Um” é escolhido para representar Brasil no Oscar 2023

O drama, com direção de Gabriel Martins, retrata a história de uma família negra da periferia de Contagem, em Minas Gerais, que busca seguir seus sonhos em um país que acaba de eleger como presidente um homem de extrema-direita

Na manhã desta segunda-feira, 05/09, a Academia Brasileira de Cinema divulgou que o filme “Marte Um”, dirigido por Gabriel Martins, irá representar o Brasil na busca por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional na edição de 2023 do Oscar, principal premiação de cinema. A cerimônia do Oscar 2023 está prevista para acontecer em 12 de março.

O Comitê de Seleção organizado, presidido por Bárbara Cariry, precisou escolher entre 28 longas-metragens inscritos e habilitados a concorrer à vaga.

Foto: Reprodução/Instagram

O drama, com direção de Gabriel Martins, retrata a história de uma família negra da periferia de Contagem, em Minas Gerais, que busca seguir seus sonhos em um país que acaba de eleger como presidente um homem de extrema-direita. O longa mostra as lutas e tensões vividas pelo casal Tércia e Wellington, assim como as descobertas de seus filhos Deivid e Eunice.

Pela primeira vez, a eleição foi realizada em dois turnos. Na primeira etapa, seis filmes foram selecionados. Na segunda, “Um Marte” saiu vencedor.

Segundo Bárbara Cariry, “a escolha de ‘Marte Um’ para representar o Brasil no Oscar 2023 foi uma decisão democrática e importante do júri. O filme trata de afeto e de esperança, da possibilidade de seguir sonhando em meio a tantas dificuldades econômicas e políticas”, disse em nota oficial. “‘Marte Um’ sintetiza bem o cinema brasileiro, com qualidade narrativa e técnica, que vem sendo realizado hoje, representando a diversidade do país”, finalizou a presidente da Comissão de Seleção.

Este ano, a Comissão de Seleção é formada por 19 membros: André Pellenz, Barbara Cariry Cavi Borges, David França Mendes, Eduardo Ades, Guilherme Fiúza Zenha, Jeferson De, João Daniel Tikhomiroff, João Federici, José Geraldo Couto, Juliana Sakae, Marcelo Serrado, Maria Ceiça de Paula, Patricia Pillar, Petra Costa, Renata Almeida, Talize Sayegh, Waldemar Dalenogare Neto e Zelito Viana.

Fonte: G1 – Pop e Arte