Fim de semana teve congresso de enoturismo

O turismo baseado na produção e apreciação de vinhos foi o foco dos debates do final de semana. De quinta-feira, dia 27, até sábado, dia 1º, foi realizado o 2º Congresso Latino Americano de Enoturismo, em Bento Gonçalves. “O ‘produto enoturismo’ é mais complexo que o produto vinho, porque não há turistas na cidade apenas porque vende-se vinho. É preciso oferecer ao visitante uma experiência a mais. E o encontro nos permite justamente essa discussão. Buscamos traçar metas que possam trazer inovação e competitividade ao setor”, afirma a secretária de Turismo do município, Ivane Fávero.

Durante o evento, foi assinado acordo de cooperação entre Bento e as cidades de Luján de Cuyo (Argentina) e Cartaxo (Portugal). O acordo com ambas permite a criação de convênios em diversas áreas, como na gastronomia, enologia, enoturismo e outras áreas que envolvam a cultura dos municípios.

Segundo a secretária de Turismo do Rio Grande do Sul (SETUR RS), Abgail Pereira, em mesa de debate sobre Políticas Públicas para o Desenvolvimento do Enoturismo, o vinho faz parte da cultura da região. “Cabe ao governo, aliado à iniciativa privada, desenvolver políticas públicas visando o desenvolvimento econômico através da geração de emprego, renda e desenvolvimento do turismo. Precisa ser bom para o turista e para quem vive no local”, salienta. Além disso, conforme ela, é preciso fornecer subsídios aos produtores de vinho, incentivando os produtores.

O assessor da presidência da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), André Vilaron, apresentou o novo material de promoção turística da empresa, lançado nas Olimpíadas de Londres, que será utilizada até 2014, com o tema “O mundo se encontra no Brasil. Venha celebrar a vida”. O vídeo expõe a cultura do vinho no Brasil. “Quando você oferece um vinho, você está dando oportunidade para a pessoa conhecer a história, a cultura do povo que o produz”, acrescenta.

No segundo dia do congresso, foram apresentados quatro painéis, explanando a realidade de regiões produtoras de vinho do Brasil e de países da Europa e Mercosul.

Ivane Fávero avaliou como positiva a conclusão do evento. “Estamos muito satisfeitos com o evento, todos os objetivos foram atingidos. Já recebemos o interesse do Uruguai e da Argentina em realizarem o evento em 2013. Isso dependerá da formalização da postulação, que será avaliada pelo grupo de palestrantes do 2º congresso. Muito positiva, também, foi a participação do setor público, através do Ministério do Turismo, da Embratur e da Secretaria Estadual do Turismo. Já tivemos o anúncio da construção de um acordo de cooperação entre Embratur e Ibravin, para promoção do enoturismo”, comemora a secretáia.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA