Fim de uma era: seriado Chaves deixa de ser exibido na TV

Nas últimas semanas, tem chamado a atenção na internet as manifestações dos fãs dos seriados “Chaves” e “Chapolin” (Chespirito), estrelados pelo comediante mexicano Roberto Bolaños (1929-2014),  que foram pegos de surpresa com a suspensão da exibição dos programas em emissoras de cerca de 20 países, onde eram transmitidos desde os anos 1970.  
A notícia foi dada pelo filho de Bolaños, Roberto Gómez Fernández, em uma postagem no Twitter: "Minha família e eu esperamos que Chespirito esteja em breve nas telas do mundo".


O motivo do cancelamento seria uma disputa entre a rede de televisão mexicana Televisa, que tinha os direitos dos programas, e a família de Bolanõs, que é proprietária dos direitos de exploração comercial dos personagens.

No Brasil, o SBT confirmou ter recebido uma notificação da Televisa para informar sobre a suspensão do contrato e lamentou a decisão, em comunicado: “O SBT lamenta a decisão, principalmente em respeito ao seu público, que acompanha fielmente os seriados há tantos anos na emissora. A emissora continua na torcida para um acordo entre as duas empresas mexicanas o mais rápido possível e, se isto acontecer, teremos o prazer de informar aos fãs de Chaves, Chapolin e Chespirito, imediatamente.”

Nesta semana, uma declaração de Edgar Vivar, que interpretou os personagens Nhonho e Senhor Barriga no programa do Chaves, esclareceu o motivo da suspensão. Entrevistado pela emissora Radio Fórmula, o ator revelou que Chespirito havia cedido à Televisa os direitos de seus personagens até 31 de julho de 2020. Quando essa data chegou, "esses direitos não foram renovados, a Televisa não quis pagar", disse Vivar, que afirmou ter as informações "em primeira mão" depois de conversar com Gómez Fernández, filho do comediante. Vivar acrescentou que, na ausência de um acordo, os direitos dos personagens agora são propriedade dos herdeiros e podem ser adquiridos por outros canais.

Um fenômeno mundial
O programa Chespirito começou a ser exibido em 1970 e, durante anos, contou com personagens que se tornaram emblemáticos da cultura popular mexicana e latino-americana, como o Chaves e o Chapolin Colorado.

O último show original foi ao ar em 1995. No entanto, continuou a ser exibido em cerca de 20 países ao redor do mundo. Segundo o site do agente de licenciamento do Grupo Chespirito, o programa do Chaves alcançou mais de 114 milhões de espectadores.