Final feliz: bastidores de um parto às pressas na UPA 24h
A última sexta-feira, 04/09, tinha tudo para ser um dia normal na rotina da Auxiliar de Saúde Bucal Sheila Aparecida Rodrigues Ferreira. Grávida de 36 semanas, ela conta que acordou às 6h sentindo fortes dores e que contatou o marido, Juliano Vaccaro, que é caminhoneiro e estava em Brasília (DF). Desconfiada de que havia entrado em trabalho de parto, ela começou uma verdadeira corrida contra o tempo para arrumar a filha mais velha, Lara Emanuelle, de 5 anos. Por telefone, o marido ajudava a mobilizar os familiares. “Eu tinha preparado apenas a bolsa do bebê, faltava a minha e as coisas da Lara. Enquanto eu finalizava a organização, com dores cada vez mais fortes, meu marido conseguiu falar com o irmão dele [Sezar Vaccaro], que prontamente veio me buscar junto com a namorada dele [Terezinha Andreola Berselli]”, relembra Sheila.
“Meu marido ligava de 30 em 30 segundos. Acordamos a Lara e meu cunhado a levou com o nosso carro para a casa da minha sogra, enquanto a Terezinha me levou para a UPA [Unidade de Pronto Atendimento] 24 horas”, conta. “Saímos do bairro São João, no horário de pico do trânsito, e seguimos até o bairro Botafogo. Foi bem tenso. Eu já estava em trabalho de parto, não deu tempo de passar nem pela triagem. O Lourenzo Gabriel nasceu às 8h50. Todos que lá estavam ficaram emocionados”, detalha Sheila.
Técnica de Enfermagem Rosemari Baronio, Luciane Badan, Dra. Mariana Bueno (que fez o parto), Dr. Gibraim Faccin Jankoski (pediatra de plantão) e a Técnica de Enfermagem Eliandra Bidinoto com o pequeno Lourenzo Gabriel (Foto: Arquivo pessoal)
O menino nasceu com 2,840kg e 46,5cm. Mãe e bebê passam bem. “Meu marido veio com a carreta vazia mesmo e conseguiu chegar no domingo de manhã, quando recebi alta”. A aventura teve um gostinho especial para Sezar e Terezinha, que já tinham sido escolhidos como dindos do Lourenzo Gabriel e que testemunharam os bastidores do nascimento dele.