Fiscalização do transporte escolar aborda 17 veículos em Bento Gonçalves
DMT fiscalizou vans e micro-ônibus em seis escolas de Bento Gonçalves e não encontrou irregularidades durante as operações

Bento Gonçalves (RS) – O Departamento Municipal de Trânsito (DMT) realizou, nos dias 7 e 14 de julho, duas operações de fiscalização do transporte escolar em seis escolas municipais de Bento Gonçalves. Ao todo, os agentes abordaram 17 veículos, sem constatar infrações.
Fiscalização do transporte escolar verifica veículos e motoristas
As equipes realizaram as vistorias nas imediações das instituições de ensino, conforme um cronograma elaborado pelo departamento. A fiscalização envolveu vans e micro-ônibus utilizados no transporte de estudantes.
Durante as abordagens, os agentes verificaram itens de segurança, documentos dos condutores e autorizações específicas exigidas para o transporte escolar. Segundo o DMT, todos os veículos fiscalizados estavam regulares.
Número de infrações diminui em Bento Gonçalves
O coordenador do DMT, agente Vanderlei Schenato, afirma que as fiscalizações frequentes contribuem para a redução das irregularidades.
“Com as fiscalizações constantes, o número de infrações vem diminuindo, o que proporciona mais segurança aos usuários do transporte escolar”, ressalta Schenato.
Operações anteriores encontraram irregularidades
Na fiscalização realizada em 17 de junho, o DMT abordou 14 veículos e autuou dois deles. Os agentes identificaram um extintor irregular e uma câmera de monitoramento inoperante.
Já em 21 de maio, 16 veículos passaram pela fiscalização e cinco foram autuados. As irregularidades estavam relacionadas ao tacógrafo e à falta do curso específico para transporte escolar por parte dos condutores.
DMT orienta pais e responsáveis
O Departamento de Trânsito alerta que o transporte clandestino ou irregular coloca em risco a segurança dos estudantes. A orientação é que pais e responsáveis verifiquem se o veículo possui autorização atualizada e se o motorista está habilitado para a categoria.
A autorização para o transporte escolar deve permanecer fixada no para-brisa do veículo. Denúncias sobre irregularidades no trânsito ou no transporte de estudantes podem ser feitas pela Central 118. O DMT informou que seguirá realizando operações em diferentes pontos de Bento Gonçalves.