Florescendo para a vida já entregou cerca de 130 mudas aos recém-nascidos do município, neste ano

Quando nasce um bebê, a Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com o Hospital Tacchini, entrega uma muda de árvore frutífera. O Projeto Florescendo para a Vida segue crescendo. Cerca de 130 plantinhas já foram distribuídas neste ano aos recém-nascidos do Município.

São oferecidas e disponibilizadas mudas preferencialmente frutíferas como Jabuticaba, Araçá, Guabiroba, Guabijú, Goiaba Serrana, Cereja, Pitangueira, Chal-Chal, Tibouchina, Ingá, Uvaia, entre outras.

A mãe da Laura, Daniela Carminatti recebeu a planta há dois meses. “Que essa muda faça a diferença na vida da Laura, crescendo junto com ela e, assim, resulte em mundo com mais vida”, destacou.

Valentina, 10 anos, ficou sabendo que tinha uma plantinha só dela e ficou admirada. “Ela está crescendo junto comigo e já tem frutos. Eu gosto muito”, exclamou. O avô Vicente Fronza é parceiro da neta na hora de cuidar da pequena árvore. “Eu acho uma coisa boa esse projeto. Quando são grandes, eles já têm uma fruta para comer”, brincou.  

As árvores podem ser plantadas pelas famílias das crianças nas calçadas ou nos jardins, são próprias para sombra e produzem frutos comestíveis. Junto com a muda, a família recebe um material informativo a respeito dos cuidados com o meio ambiente, incluindo o modo de plantar sua árvore e a correta separação do lixo.

“O projeto oferece uma nova vida para a família, para que essa muda seja plantada e esse bebê, mais adiante, possa colher os frutos desta árvore e enxergar o meio ambiente com olhos de melhoria em questão ambiental”, reiterou a coordenadora da Educação Ambiental, Simone Lemos.

A iniciativa objetiva também sensibilizar os pais dos bebês a zelar pela planta para que ela cresça e se desenvolva fazendo parte da história de vida da criança. Além disso, traz benefícios para a aprendizagem dos filhos, uma vez que passam a desenvolver os sentidos, têm noção do ciclo da vida e criam responsabilidades.