Fonoaudióloga de Bento viraliza no TikTok com vídeos educativos voltados ao público infantil

Como deve ser a respiração da criança quando ela está dormindo? É correto corrigir ou imitar a fala dos pequenos? Como estimular a linguagem nas idades iniciais? O bico faz mal para as crianças e de que forma eu posso retirá-lo? Estas e outras respostas são dadas de forma muito simples e didática pela fonoaudióloga de Bento Gonçalves, Renata Veronese. Ela viralizou na rede social TikTok ao dar essas e outras dicas através de vídeos, paródias e dublagens, tudo de forma bem divertida, que encantaram especialmente mamães em busca de informações sobre o cuidado com seus filhos. 

Especialista em desenvolvimento da linguagem e educação especial, Renata encontrou nos vídeos uma forma de fazer o atendimento a seus pacientes durante a quarentena. Como seus pacientes têm idade entre 2 a 5 anos, manter as crianças atentas era um desafio, por isso ela começou a dançar, contar e inovar no acolhimento online. “Eu não costumava gravar vídeos, mas lá no início do isolamento foi através deles que consegui ficar próxima dos pequenos, realizando as propostas terapêuticas. Depois deste período inicial, comecei a me sentir confiante para gravar vídeos para o IGTV no Instagram para orientar as famílias”, conta.

Em maio, ela entrou no Tik Tok, rede social que permite o compartilhamento de vídeos curtos, onde é possível criar dublagens e fazer edições divertidas, inserir emoticons, filtros, acelerar e pausar a gravação, entre outros recursos. Com as músicas do aplicativo, a Renata começou a gravar vídeos para seus pacientes estimulando a fala e a motricidade orofacial e as crianças amaram. “Um belo dia gravei para uma escola que trabalho sobre limpeza dos ouvidos das crianças, sem muita edição, sem muitos recursos, mas logo teve um número significativo de visualizações e muitas interações. Postei outros vídeos, surgiram outras dúvidas e questionamentos pertinentes sobre linguagem infantil e assim foram surgindo novas pautas”, relata.

Com o tempo ela percebeu que seria uma boa oportunidade de desconstruir a ideia de que cada criança “tem o seu tempo” e explicar com dicas rápidas e simples sobre o desenvolvimento infantil. “Eu me inspiro nas vivências do consultório e nos questionamentos de pais e professores. Por exemplo: um paciente novo mexeu em todos os brinquedos e não guardou, então fiz um vídeo sobre guardar e arrumar brinquedos”, explica.


 

Os conteúdos geraram tanto engajamento, que alcançaram milhares de pessoas de todos os cantos do Brasil. Um deles, que apontava o que oferecer para as crianças brincar – brinquedos ao invés de tablets e televisão – teve 456 mil visualizações. “Fiz o vídeo baseado em uma pesquisa recente da Sociedade Brasileira de Pediatria relatando os prejuízos do uso de telas na infância, que inclui muitos problemas de linguagem, e determina o tempo de uso. O vídeo viralizou e gerou muitos comentários, tanto positivos quanto negativos”, comenta. O segundo vídeo que viralizou teve 436 mil acessos, que mostrava, ao som da música da Galinha Pintadinha, um exercício clássico da fonoaudiologia.
Hoje ela acumula 23 mil seguidores no TikTok , na maioria mulheres e mães. “Meu objetivo é divulgar a fonoaudiologia e fornecer informações simples e muito importante para o desenvolvimento infantil”, finaliza ela, que, inclusive já conquistou novos pacientes por conta do seu sucesso na rede social.